NOTÍCIA ANTERIOR
Terreno vira parque aquático em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Eleição voto a voto em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/10/2012 | Cidade
Padilha apoia estadualização do Nardini
Nome defendido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para ser o candidato do PT a governador em 2014, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, defende a estadualização do Hospital de Clínicas Radamés Nardini. Ele expôs o posicionamento ontem, em ato de apoio à candidatura de Donisete Braga (PT) à Prefeitura de Mauá. O segundo turno do petista contra Vanessa Damo (PMDB) será realizado hoje.

A estadualização (chamada também de regionalização) do Nardini é uma das principais bandeiras de campanha de Donisete. A ideia é devolver a gerência da unidade ao governo do Estado, que comandou o hospital até o início dos anos 1990. Com isso, a Prefeitura economizaria R$ 60 milhões por ano, que poderiam ser remanejados para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o PSF (Programa Saúde da Família) e a informatização da rede de atendimento.

"É injusto Mauá ter de arcar sozinha com os custos do Nardini. O hospital tem de ser tornar regional, assumido pelo Estado", pregou Padilha. Ele embasou a tese seguindo estudo da Prefeitura que mostra que a unidade socorre moradores de Ribeirão Pires e de Rio Grande da Serra, além de vítimas de acidentes de trânsito do Rodoanel, por onde passa motoristas de várias cidades de São Paulo.

"Vou convencer o governador (Geraldo Alckmin, PSDB) da estadualização, iniciando movimento com os prefeitos eleitos Saulo Benevides (PMDB, Ribeirão Pires) e Gabriel Maranhão (PSDB, Rio Grande da Serra) e ampliando a luta no Consórcio Intermunicipal", projetou Donisete.

Apesar da fala, Padilha tratou de negar que a postura com relação ao Nardini seja um presságio de sua eventual candidatura ao Palácio dos Bandeirantes. "Faço a defesa na condição de ministro. Meu foco absoluto está no Ministério da Saúde. Temos muita coisa para melhorar e quero ficar lá até 31 de dezembro de 2014 (quando encerra o mandato de Dilma Rousseff na presidência)."

Lula já teria pedido a Padilha que transfira seu título de eleitor para São Paulo. Apesar de residir na Capital, o ministro possui domicílio eleitoral em Santarém, no Pará, onde realizou trabalho de campo após se formar em Medicina.

O ex-presidente já cogitou indicar o prefeito reeleito de São Bernardo, Luiz Marinho, para ser o candidato petista ao governo do Estado em 2014. Porém, o chefe do Executivo tem garantido reiteradamente que cumprirá os quatro anos de mandato no Paço.

Petista: Melhor pesquisa é a da urna

Donisete Braga (PT) pregou pés no chão ao comentar pesquisa publicada ontem pelo Diário. O levantamento mostra o petista numericamente à frente da adversária Vanessa Damo (PMDB), com 41,4% das intenções de voto a 40,5% (50,5% a 49,5% dos válidos). Considerando a margem de erro, de dois pontos percentuais, ambos estão tecnicamente empatados.

"A melhor pesquisa é a da urna", considerou. A fala remete ao primeiro turno, em que Donisete terminou na frente (38,34% a 33,9%), apesar de todas as pesquisas mostrarem que a peemedebista venceria a etapa inicial. "Nunca subestimamos o povo de Mauá. Vamos buscar os indecisos, com humildade e sem salto alto", afirmou.

O petista repetiu ontem o roteiro de caminhadas realizado na véspera do primeiro turno. Pela manhã, andou aproximadamente seis quilômetros, do fim do Jardim Zaíra à Praça 22 de Novembro, no Centro. À tarde, a andança com militantes foi da Praça da Bíblia à Praça do Relógio, passando pela Avenida Barão de Mauá.

ÓDIO X SORRISÃO

Em sua visita a Mauá, Alexandre Padilha pediu para que militantes petistas continuassem promovendo campanha limpa e criticou Vanessa, que pautou o discurso durante todo o segundo turno na tentativa de desconstruir a candidatura de Donisete.

"Ninguém quer o retrocesso em Mauá. Ele tem uma carinha bonita na frente e um monte de rosto feio de ódio ao redor. Então, a cada provocação, vamos mostrar um sorrisão", sugeriu o ministro da Saúde.

Por Mark Ribeiro - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7680 dias no ar.