NOTÍCIA ANTERIOR
Confira modelos de PCs com o novo Windows 7
PRÓXIMA NOTÍCIA
Software gratuito ajuda deficiente a navegar na web com gesto facial
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/11/2009 | Informática
Pacote do Office 2010 traz boas mudanças para os usuários
À primeira vista, o Office 2007 foi uma grande reformulação. Ela me fez pensar na curva de adaptação aos novos menus e no novo modo de interagir com uma ferramenta que uso no trabalho e em casa.

Gostei muito da mudança que foi feita em todos os aplicativos do pacote de escritório, mas, claro, existem algumas ressalvas e pontos que poderiam ser melhores ou diferentes.

Semana passada, recebi um convite para experimentar o Office 2010, o próximo grande lançamento da Microsoft e fui rapidamente baixar a versão beta do pacote.

Se você quiser experimentar o Office 2010, clique aqui. Atenção: Trata de uma versão beta que pode apresentar falhas e é disponibilizada justamente para que profissionais e entusiastas possam testar e ajudar no desenvolvimento da versão final que será comercializada. A versão beta não está disponível em português do Brasil. Por isso, os menus apresentados nas imagens estarão em inglês.

Esta coluna irá retratar algumas das novidades e minhas primeiras impressões do pacote.

Aparência reformulada
A primeira mudança no novo programa é sua aparência. O Office 2010 é muito parecido com a versão 2007. Chama a atenção a “morte” do botão do “Office” – aquele botão redondo com o logotipo que fica no canto superior esquerdo dos aplicativos – justamente uma das grandes novidades da suíte 2007.

O pacote perdeu o botão do Office que foi substituído pelo menu File. (Foto: Reprodução)
Como pode ser visto na imagem acima, o botão foi substituído por uma aba chamada File que abriga basicamente as mesmas coisas que o botão do Office, porém com uma organização diferente que ocupa a tela inteira quando clicada.

A tela de abertura de novos documentos ficou mais visual, com ícones grandes, o que pode ser mais agradável para o usuário.

Controle de versão
Algo que me chamou bastante a atenção no menu File foi a opção Versions dentro do item Info. Pelo visto, teremos um controle de versão dos arquivos criados e editados. O controle de versão é muito útil ao realizar muitas alterações em um documento e, em meio a este processo, acabar perdendo algo relevante. Basta voltar para uma versão anterior e resgatar a informação perdida.

Abas sem grandes mudanças
As outras abas não sofreram grandes mudanças, apenas alguns refinamentos como no antigo mapa do documento, que agora tem o nome de “navigation” e conta com uma caixa de busca como pode ser visto na imagem ao lado.

Criação de abas
A grande novidade no Office 2007 foram os menus em formatos de abas, porém o usuário não tinha condições de criar novas abas e a atribuir a elas as funcionalidades que mais gosta. Isso mudou no Office 2010. Para criar as abas, é preciso entrar no menu File, depois em Options e em Ribbons. Abaixo, há um exemplo de aba que criei com algumas funcionalidades selecionadas aleatoriamente.

Suporte a 64 bits
Esta é uma novidade tardia, pois há muito tempo que temos computadores com processadores de 64 bits e só agora o Office chega a este patamar. Onde mora a vantagem? Quem trabalha com Excel e usa planilhas gigantescas terá melhores condições de trabalho, pois o aplicativo irá rodar mais rapidamente.

Word

Não vi grandes novos recursos no Word, mas um me chamou a atenção: efeitos artísticos em fotos que aplicam mudanças simples, mas bem legais em imagens que são anexadas aos documentos. Claro que não é um recurso que motivaria alguém a comprar o Word, mesmo porque, com um programa grátis como Paint.Net, é possível ter efeitos bem mais avançados.

Também apresenta uma nova funcionalidade que aplica efeitos visuais ao texto como pode ser visualizado na imagem abaixo. O efeito é bem similar ao WordArt, presente no pacote Office desde seus primórdios, mas é mais refinado e não substitui o velho “WordArt” ainda presente na aba Insert.

Notei também a presença de um botão Screenshot na aba Insert, que permite a inserção de imagens presentes na área de transferência do computador. O botão conta com um recurso de captura de tela que minimiza o Word ao ser clicado e permite a captura de uma parte da tela, ideal para quem está fazendo manuais e tutoriais que usam telas de programas.

PowerPoint
Olhando o PowerPoint 2010 pela primeira vez, logo notei uma nova aba chamada Transitions, que traz diversas opções de transição de slides. Este recurso não é novo, mas o fato de ganharem uma aba própria os coloca em destaque.

Uma novidade bastante interessante é o recurso de Broadcast do Office 2010. Ele permite transmitir apresentações por meio de um serviço on-line. Após ativar o serviço, o usuário receberá uma URL para fornecer aos seus contatos para que eles assistam a apresentação. Testei o serviço e ele é bem simples e rápido.

O PowerPoint traz mais recursos multimídia, com novas ferramentas para lidar com arquivos de vídeo. É possível aplicar filtros e recursos básicos de edição.

Excel
Não notei grandes novidades no Excel. Ele é uma ferramenta bem completa. Reparei na existência de uma ferramenta chamada Sparklines que traz minigráficos que ficam direto nas células e deixam as planilhas graficamente mais interessantes.

Em um computador de 64 bits usando o Office 2010, o Excel mostrará seu valor para quem trabalha com grandes volumes de dados.

Outlook
Tenho a impressão que o Outlook foi o programa que a Microsoft dedicou maior atenção. Na versão 2007, chamou a atenção o fato de o Outlook não ter recebido o mesmo tratamento estético que o restante do pacote Office, mas o 2010 está totalmente reformulado, com abas como os demais integrantes da família.

Um recurso muito comum para os usuários do Gmail foi incorporado ao Outlook. Agora é possível agrupar mensagens por “conversas”. Esse tipo de agrupamento foi bastante impactante quando surgiu o Gmail e foi muito fácil de acostumar-se a ele. Agora no Outlook, ele deixa o uso do sistema mais familiar para quem se acostumou com o recurso na ferramenta do Google.

Novidades e versões
O Office 2010 irá contar com uma versão on-line para criação e edição de conteúdos diretamente pelo navegador. A proposta, certamente, é concorrer com o Google Docs. Também contará com uma versão especial para dispositivos móveis.

De acordo com o site da Microsoft, teremos as versões (para computadores):
• Office Home and Business 2010 (mais simples);
• Office Professional 2010;
• Office Professional Plus 2010 (mais completo).

Considerações finais
Não testei os demais aplicativos no pacote disponibilizado pela Microsoft, como o InfoPath, SharePoint e Access, pois preferi dar atenção aos programas mais comuns e utilizados no mercado.

Gostei do Office 2010, pois me pareceu bastante estável para uma versão beta e também bastante rápido. Apesar dos testes não focarem no desempenho, ele me passou uma sensação de ser mais rápido em relação à versão 2007.

O lançamento está previsto para o próximo ano e creio que falta muito pouco para que a versão final do pacote fique pronta.

A grande pergunta é: será bom migrar para ele? Para quem trabalha com planilhas grandes, a resposta é sim, pois o suporte de 64 bits será fundamental para o aumento da produtividade.

O recurso Broadcast do PowerPoint também pode ser um diferencial que fará as pessoas atualizarem seu pacote de escritório.

* Fernando Panissi é especialista em tecnologia e internet, formado em Sistemas de Informação com extensão em gestão. É professor universitário e ministra cursos de extensão em desenvolvimento de sistemas. Vive a internet e suas excentricidades desde 1995 e, nesta coluna, irá compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre os mais variados temas ligados à internet, computação e tecnologia. Também tira as dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários.

Por Fernando Panissi* - Especial para o G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.