NOTÍCIA ANTERIOR
Parque Imigrantes está isolado
PRÓXIMA NOTÍCIA
Bares de SP adotam campanha sobre lei antifumo
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/05/2009 | Geral
Pacote de obras na Anchieta vai beneficiar São Bernardo
Ecovias estuda a retirada da mureta que separa a pista central da marginal, entre kms 18 e 19.

Um novo pacote de obras na via Anchieta prevê melhorias no tráfego entre os km 18 e 19 e também na alça de acesso no km 16, todos em São Bernardo. A Ecovias, concessionária que administra o sistema Anchieta/Imigrantes, estuda a retirada da mureta que separa a pista central da marginal entre os km 18 e 19 da Anchieta, no trecho entre as pontes de acesso às avenidas Lucas Nogueira Garcez e Caminho do Mar, no sentido Capital, e parte também sentido Litoral. O objetivo é melhorar o fluxo de veículos para quem quer acessar a região central da cidade e também o Bairro Rudge Ramos.

O esquema é similar ao já realizado no km 23, onde foi obtida maior fluidez de tráfego. Nesse trecho, a concessionária retirou a mureta por causa das obras do trecho Sul do Rodoanel. Os trabalhos de construção provocavam congestionamento e lentidão no trânsito. Sem a mureta, os motoristas tiveram maior espaço para trafegar e facilidade para ir de um lado ao outro.

De acordo com informações da Ecovias, a retirada da mureta central entre os km 18 e 19 ainda está em estudo e várias conversas já foram realizadas com a Prefeitura de São Bernardo para tratar do assunto. Depois de concluído o estudo, a proposta será enviada à Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), órgão do governo do Estado que define ações nas rodovias privatizadas.

“Tivemos uma reunião em 23 de abril com a Ecovias para discutir alguns projetos para locais críticos ao tráfego de acesso à cidade. Entre os km 18 e 19 da Anchieta, se for retirada a mureta central, ficará muito mais tranquilo para o motorista mudar de faixa e dará maior fluidez ao trânsito que fica engarrafado nos horários de pico”, disse Epeus Pinto Monteiro, diretor do Departamento de Engenharia de Tráfego da Prefeitura de São Bernardo.

Já no acesso ao bairro Paulicéia, no km 16 da Anchieta, a proposta em discussão entre a administração municipal e a empresa que opera a estrada é melhorar a fluidez dos veículos que vão sentido Paulicéia e Diadema, pelo trevo da Mercedes Benz . “Nesse trevo, para quem vai pegar a avenida Lions ou vai para a Paulicéia, é sempre um transtorno. Num primeiro momento, a Prefeitura vai tomar medidas operacionais para melhorar esse acesso, para minimizar o problema, pois não há saída direta para o Bairro Paulicéia de quem vai sentido Santos pela Anchieta”, disse Monteiro.

Em longo prazo, a Prefeitura estuda construir novo acesso à Paulicéia para evitar cruzamento de faixas de tráfego para os motoristas que precisam seguir rumos diferentes, afirma o diretor do Departamento de Engenharia da administração municipal. A Ecovias tem um plano de redução de acidentes nesse entroncamento do trevo do km 16 e espera a conclusão das medidas propostas por São Bernardo.

“Tem um cruza-cruza de carros na entrada do trevo na Mercedes-Benz que fica muito ruim no horário de pico. À noite, sempre há risco de uma batida, pois ninguém quer dar chance para o outro motorista”, reclama a administradora de empresas Roseli Albuquerque, que usa o acesso todos os dias.

Por José Renato Elias - ABCD Maior / Foto: Luciano Vicioni
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.