NOTÍCIA ANTERIOR
Fotos de rostos têm mais chance de serem comentadas no Instagram
PRÓXIMA NOTÍCIA
Criador da Web divulga apoio ao Marco Civil da Internet no Brasil
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/03/2014 | Informática
Pacotão: virtualização e sandbox protegem o PC contra vírus?
>>> Virtualização e sandbox
Olá Altieres, a virtualização do sistema por programas como a sandboxie e o Virtual Kiosk do Comodo são de fato boas ferramentas de segurança para navegar na internet por sites suspeitos e testar programas desconhecidos? Desde já te agradeço pela atenção.
Alan Patrick

Alan, a coluna não comenta sobre as soluções de produtos específicos. Mas o que você precisa procurar saber é o modo de virtualização empregado pelo software em questão. Algumas podem ser burladas caso exista alguma vulnerabilidade. Por exemplo, o próprio navegador Chrome usa uma sandbox, assim como o plugin do Java usado por navegadores. Isso não impediu que códigos burlassem essas proteções usando falhas na programação do software.

Não há dúvida que uma camada adicional de segurança ajuda, mas é preciso entender o quão poderosa essa camada de segurança é e atribuir a ela a confiança adequada. Sistemas de virtualização completos que exigem que você instale um sistema operacional dentro da máquina virtual, criam um isolamento maior e são normalmente preferidos quando um conteúdo muito perigoso será testado ou acessado. Esse tipo de software também permite que o estado da máquina seja revertido a um estado anterior, eliminando facilmente qualquer problema criado por um aplicativo malicioso.

Como a coluna sempre alerta, é preciso conhecer as ferramentas e os limites delas. Talvez a ferramenta de sandbox usada seja ideal para navegar com segurança em alguns sites, mas ainda assim não seja uma boa ideia executar um software cuja procedência já se tem dúvidas, mesmo que não existam vulnerabilidades conhecidas.

>>> "WPS disponível"
Olá, o que significa "WPS disponível"? Quando eu ligo minha rede wi-fi aparece essa mensagem. É alguma falha de segurança, algo que eu deixei de configurar adequadamente?
Andre Wayne

WPS é o "Wi-Fi Protected Setup". É um modo para a configuração simples e (supostamente) segura da rede sem fio. Normalmente, o roteador exige que você pressione um botão enquanto o computador tenta se conectar pelo WPS. Isso inicia uma troca automática de chaves de segurança, dispensando o uso de senha.

Em outros casos, o roteador vem com um código PIN impresso que deve ser digitado no computador que está tentando se conectar à rede.

Na prática, o WPS se mostrou bastante vulnerável. Isso porque a maneira que ocorre a autenticação reduz o número de tentativas que um hacker precisa fazer para descobrir um código válido de entrada para a rede. Dependendo do caso, uma senha pode ser descoberta em cerca de 10 horas, o que é um tempo bastante pequeno para uma técnica de tentativa e erro.

Em 2011, uma vulnerabilidade no próprio protocolo do WPS foi identificada por um pesquisador. Desde então, a recomendação é manter o WPS desativado. Essa configuração pode ser encontrada no painel de administração do seu roteador.

>>> E-mail falso de cancelamento do Outlook
Eu abri um e-mail de vírus no meu iPod e ofereci meu e-mail e minha senha (cai na armadilha do cancelamento do meu outlook, burrice total) e agora estou desesperada em saber se esse vírus que contaminou o meu e-mail ira contaminar o meu iPod, e eu ja mudei minha senha e o vírus ainda continua lá! Como tirar esse virus? Existe um antivírus para ipod?
Maria

Maria, não ficou claro exatamente o que ocorreu, mas não há vírus que "contamina o e-mail". Hackers podem enviar e-mails falsos para você mesmo que nenhum dos seus dispositivos, seja iPod ou PC, esteja infectado. Inclusive, como esta coluna já explicou, mesmo que o remetente do e-mail seja você mesma, isso não indica um problema com seu e-mail, porque o sistema de e-mail na internet não faz verificação de remetente. Ou seja, é possível falsificar remetentes e fazer parecer que você enviou um e-mail fraudulento para si mesma, mesmo que o hacker não tenha nenhum acesso ao seu e-mail.

Se o e-mail era do tipo "phishing" (que levava você para uma página falsa pedindo seu usuário e senha), o problema já se resolve com uma troca da senha usada. Não é preciso realizar nenhum outro procedimento.

Se o e-mail era realmente um e-mail com vírus, ou seja, quando o link leva para um arquivo de download, então esse link certamente não deve ter funcionado em seu iPod - não há ataques dessa natureza registrados contra iPods, iPhones ou iPads.

Até a próxima!

Por Altieres Rohr - G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.