NOTÍCIA ANTERIOR
Microsoft revela a estrutura do próximo Windows
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mac App Store traz maior facilidade para comprar e atualizar programas
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/01/2011 | Informática
Pacotão de segurança: selos de segurança e arquivamento de fotos
Chegamos ao primeiro pacotão de 2011. Hoje, a coluna responde duas dúvidas deixadas por internautas. A primeira se refere aos selos de segurança e se é possível confiar em imagens que têm páginas descritivas. A segunda é sobre a melhor maneira de arquivar fotos em mídias externas e como encontrá-las.

>>> Selos de segurança
Sobre os selos que atestam a “segurança” do site, em geral, ao se clicar no selo, o cliente/usuário é direcionado para o site do emissor do certificado onde são oferecidas informações sobre a loja virtual e respectivo registro. Se o selo for simplesmente uma imagem, isto pode indicar irregularidade?
Luciano

Esta coluna já advertiu internautas a respeito dos problemas com selos de segurança em sites na internet. A ideia é a seguinte: o site exibe um selo que diz algo como “protegido contra invasões”, “este site é seguro”, “sua compra está segura”, entre outros, para informar o internauta que aquele site é seguro.

Ora, esses selos são apenas imagens. Um site falso ou malicioso poderia exibir o mesmo selo, sem dificuldade alguma. É o mesmo que acreditar em absolutamente tudo que um vendedor diz – é claro que ele vai falar o melhor sobre seu próprio produto.

O leitor Luciano acrescenta que, clicando-se no selo, é possível obter mais informações sobre a emissão do selo e que a ausência do link indica irregularidades. Há alguns problemas com essa afirmação.

O primeiro é que nem sempre a falta do link indica irregularidade. Alguns selos não fornecem uma página com informações extras e, sim, apenas a imagem. A política de uso do selo é apenas o contrato e o direito de uso da marca. Sites irregulares que exibem os selos são apenas policiados com processos judiciais – não é algo que um criminoso, que já está violando a lei, temeria.

O segundo é que um criminoso que está falsificando o selo poderia inclusive falsificar a página de “mais informações” sobre o selo. A questão, daí, recai sobre o reconhecimento da marca: esse selo já foi visto em outro lugar? Eu conheço o site ou a empresa que fornece esse selo? Sem essas perguntas respondidas adequadamente, qualquer site poderia inventar um selo próprio de segurança – de fato, alguns sites, legítimos inclusive, já fizeram isso.

Se o internauta é obrigado a pesquisar sobre a segurança ou legitimidade do selo, é mais simples pesquisar diretamente sobre a legitimidade do site em que se está comprando, já que o selo de segurança não é garantia da entrega dos produtos, da qualidade do atendimento pós-venda e outras características desejáveis em uma loja. A pesquisa será, portanto, obrigatória de qualquer forma.

A Amazon.com, maior loja on-line do mundo, não usa nenhum selo em sua página principal. Selos são úteis na medida em que demonstram uma possível preocupação da empresa com a segurança dos seus clientes. No entanto, quando se considera que sites com selos já foram comprometidos, é importante lembrar que não existem garantias.

>>> Catalogar fotos para backup
Trabalho com imagens e tenho dificuldade tanto para armazená-las como para fazer a busca. Se eu colocar um HD externo, por exemplo, resolve meu problema? Ou existe outro meio mais fácil, algo que eu pudesse fazer pesquisas como “imagens aéreas” e aparecessem todas imagens aéreas?
Aldomar Cardoso

É possível, Aldomar, mas você terá que armazenar suas fotos com tags, legendas ou quaisquer descrições que possam ser pesquisada pelo programa – independentemente do tipo de armazenamento utilizado (DVD, HD externo, etc). Você pode encontrar um software para isso pesquisando na internet por sistemas de arquivamento ou catálogo de arquivos.

Esta coluna já mostrou um software desses em funcionamento. O programa grava pequenas fotos (miniaturas), enquanto as imagens completas são gravadas em DVD ou outra mídia externa. Junto das informações que você digita sobre cada foto, fica fácil localizar exatamente a imagem desejada e a mídia na qual ela se encontra.

É claro que, dependendo da quantidade dados, pode valer a pena um sistema de armazenamento simples. Não é muito caro obter sistemas de armazenamento de 2 TB ou mais. Se isso resolver o seu problema, pode valer mais a pena do que lidar com vários HDs externos e DVDs. Lembre-se que você também precisará fazer backup dos dados que estão em mídias externas; um sistema de armazenamento poderia ser espelhado e resolver esse problema automaticamente.

A coluna Segurança para o PC fica por aqui. Se você tem dúvidas, deixe-as na área de comentários. O pacotão é publicado todas as quartas-feiras. Até a próxima!

* Altieres Rohr é especialista em segurança de computadores e, nesta coluna, vai responder dúvidas, explicar conceitos e dar dicas e esclarecimentos sobre antivírus, firewalls, crimes virtuais, proteção de dados e outros. Ele criou e edita o Linha Defensiva, site e fórum de segurança que oferece um serviço gratuito de remoção de pragas digitais, entre outras atividades. Na coluna “Segurança para o PC”, o especialista também vai tirar dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários. Acompanhe também o Twitter da coluna, na página http://twitter.com/g1seguranca.

Por Altieres Rohr - Especial para o G1*
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6188 dias no ar.