NOTÍCIA ANTERIOR
Outlook do Office 2010 se abre para redes sociais
PRÓXIMA NOTÍCIA
Google exclui comunidade de golpe virtual no Orkut
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/11/2009 | Informática
Pacotão de segurança: pirataria, vírus de e-mail e conta limitada
O pacotão de segurança, como de costume, responde a dúvidas deixadas por leitores. Esta semana, elas são: um crack utilizado para usar um programa de forma ilegal pode conter vírus? Um vírus que se espalha no Hotmail está no servidor ou no computador da vítima? O uso de uma conta limitada apenas para acessar bancos deixa o acesso mais seguro se o uso normal do PC for realizado em uma conta administrativa? Confira!

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.

>>> Cracks e antivírus
Eu gostaria de saber se um crack pode instalar um vírus ou spyware no computador. E um crack para antivírus? Ele pode instalar um spyware e modificar o antivírus para não identificar a infecção?
Luís Henrique

Sem dúvida, Luís. Na verdade, essa primeira situação que você descreve – de um crack instalar vírus ou spyware – é muito comum. (Aos leitores que desconhecem o termo, “crack” é um tipo de software ilegal que permite o uso “gratuito”, não-autorizado e ilegal de um aplicativo pago.)

Como alguns antivírus detectam os próprios cracks como vírus, já que são softwares ilegais, às vezes fica difícil saber quando um crack está ou não infectado de verdade. Isso força o usuário a desativar o antivírus no momento de executar o crack, o que dá a qualquer praga a possibilidade de se instalar sem dificuldades.

Em empresas de médio ou grande porte, ter um antivírus que bloqueia a execução de cracks reduz as chances de que algum funcionário acabe instalando algum software para o qual a empresa não tem licença. Isso é importante, porque as companhias são submetidas à fiscalização com muito mais frequência, e ter software ilegal pode gerar multas milionárias.

Quanto à segunda situação, os antivírus tentam impedir que suas configurações sejam alteradas, o que pode dificultar isto na prática, mas é sem dúvida possível. A maioria dos códigos maliciosos, no entanto, não perde tempo tentando modificar o programa. Em vez disso, eles o desabilitam por completo. Seu antivírus simplesmente deixa de funcionar e, em alguns casos, não será possível reinstalá-lo enquanto a praga estiver em execução no PC.

Circulam na internet, e especialmente em redes de troca de arquivos P2P, arquivos cujo nome sugere que são cracks, mas na verdade não o são. São programas maliciosos, o que os torna um exemplo de enganação por engenharia social, pois o usuário está baixando um programa pensando que ele realiza uma tarefa que na verdade ele não faz.

Resumindo, cracks são ilegais e perigosos. Vale dizer que o desafio de “crackear” programas (ou seja, criar os cracks) movimenta pessoas habilidosas e sérias; os problemas dos cracks geralmente aparecem na distribuição, por criminosos que se aproveitam de quem realiza pirataria. A coluna não pode recomendar o uso de cracks, nem dar dicas sobre como obtê-los com maior segurança.

>>> Vírus que se envia pelo Hotmail
Existe um vírus que envia e-mails infectados para sua lista de contatos do Hotmail. Esse vírus está no computador que acessa o Hotmail ou no servidor do e-mail? Esse tipo de vírus envia e-mail apenas quando é feito o login ou é possível ele enviar e-mail quando não estou “logado”?
Daniel

O vírus fica no computador da vítima, Daniel. Em alguns casos acontece, sim, de o vírus enviar as mensagens quando você acessar a sua conta. Porém, uma alternativa mais flexível para os criadores do vírus é roubar seu usuário e senha, monitorando o que você digita no formulário de login. Com isso, eles poderão usar seu nome de usuário do Hotmail para enviar mensagens.

Golpes de phishing, em que uma página clonada é criada para enganar as vítimas, também podem roubar a senha. A senha pode então ser usada pelos criminosos para enviar mensagens em seu nome.

A coluna já explicou outras vezes que o campo “De” das mensagens de e-mail não é confiável porque, em muitos casos, ele não passa por nenhuma verificação. No entanto, hoje existem vírus criados no Brasil que são enviados a partir do e-mail real da vítima que teve sua conta invadida ou roubada. Esses e-mails passam inclusive nas verificações de remetente, quando elas existem (como no caso do Gmail).

Se a sua conta de e-mail ou de um amigo está enviando mensagens infectadas que passam pela verificação de remetente, é importante verificar o computador com um antivírus e também alterar a senha de acesso. O uso de computadores públicos deve ser evitado, a não ser que você saiba que eles recebem algum cuidado e manutenção, e jamais preencha seu usuário e senha antes de verificar se você está no site legítimo do Hotmail.

>>> Uso de conta limitada para acesso a bancos
Tenho no Windows XP uma conta de administrador, mas acesso bancos exclusivamente em uma conta limitada (não administrador). Com isso, me disseram que será impossível um vírus ser instalado, pois essa conta também terá que ser usada pelo vírus e ela não tem poderes para instalar executáveis. É verdade?
Patriamada

Não é bem por aí. Se você usa o computador com uma conta de administrador e executa um vírus, ele também pode infectar as contas limitadas, ou seja, de nada adianta usar uma conta limitada só para acessar o banco, porque vírus não é contraído nos sites dos bancos e sim durante a navegação e uso cotidiano da internet.

Se você fizer uso de uma conta limitada, e usar outra conta – também limitada – só para acessar os bancos, e o tipo de sistema de arquivos for NTFS, aí, sim, terá um ganho em segurança. A conta limitada só tem poderes para modificar ela mesma (a administrativa modifica todas). Nesta configuração, se você executar um vírus na conta limitada de uso “diário”, este vírus não irá se espalhar para a conta de uso para os sites de banco.

Usuários limitados não conseguem acessar arquivos de outros usuários do sistema.

Por Altieres Rohr* - Especial para o G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.