NOTÍCIA ANTERIOR
EUA tiram do ar 277 domínios de hackers que enviam 1,5 bilhão de spams por dia
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sites abrigam documentos secretos que vazaram na internet
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/02/2010 | Informática
Pacotão de dúvidas: problemas com Java e armazenamento na web
Comentei no Twitter sobre o Mobiola Web Camera, um programa para usar o celular como webcam, e recebi alguns comentários sobre o assunto. Ele tem diversos recursos interessantes e a conexão entre o celular e o computador pode ser feita de três maneiras: cabo USB, Bluetooth e rede sem fio (WiFi). O programa consegue enviar para o PC imagens de todas as câmeras do celular (existem modelos com duas câmeras), além de exibir também a tela do telefone. Ele funciona para aparelhos Nokia (symbian), Windows Mobile e BlackBerry. O custo do aplicativo é de US$ 9,95. No site há uma versão para testes que expira em 7 dias.

Mobiola em ação: na parte de baixo, a interface do programa; acima, ele em uso no MSN. (Foto: Reprodução)No Pacotão de dúvidas: aprenda a encontrar fotos duplicadas no PC, indiquei o Anti-Twin para localizar fotos duplicadas no PC. O problema é que o programa é específico para imagens, e buscar arquivos duplicados no PC é uma tarefa importante para organização dos dados e também para salvar alguns MB do disco rígido. Para esses casos, recomendo o Duplicate Cleaner. Para saber como usar o programa, clique aqui.

Problemas com o Java

Toda vez que inicio meu notebook, aparece que deu erro no seguinte arquivo: jusched.exe, versão 5.0.50.5. Então eu clico em depurar, mas, quando reinicio, volta tudo de novo. O que seria isso? O que fazer?
Guilherme

Guilherme,
O jusched.exe é um aplicativo instalado pelo Java da Sun para verificar suas atualizações, baixando-as automaticamente quando necessário. O programa fica rodando o tempo todo, porém por padrão ele executa a verificação de atualizações apenas uma vez por mês, ou seja, ele consome recurso (processamento e memória) o tempo todo para trabalhar apenas de 30 em 30 dias.

Sugiro alguns passos para resolver o problema:
Remova o Java da máquina - para isso abra o painel de controle (iniciar -> configurações) e abra o adicionar e remover programas, localizando o Java na lista e removendo-o. Reinicie o computador e reinstale o Java a partir deste link.

Agora vou explicar como interromper a verificação automática executada pelo jusched.exe e explicar outra forma de manter o Java atualizado sem onerar o computador.

Para parar o jusched.exe clique em iniciar -> configurações -> painel de controle e abra o Java, abra a guia (aba) update e desmarque a opção check for updates automatically. Clique no botão Apply. O programa mostrará um alerta, clique no botão never check e, na seqüência, clique em OK. Agora o programa não será mais iniciado com o PC.

A partir daí, basta agendar uma atualização mensal do Java para não consumir recurso do PC desnecessariamente:

•Clique em iniciar -> configurações -> painel de controle -> tarefas agendadas;

•Clique no link adicionar nova tarefa e em seguida em avançar. O Windows exibirá uma série de programas em uma lista, entretanto o Java não figurará na lista, por isso é preciso clicar no botão procurar;

•Vá à pasta “Arquivos de Programas” na unidade C: dentro dela localize a pasta Java, que no interior deverá ter algumas pastas com nome iniciado por JRE e um número (são as versões do Java presentes na máquina), e abra a que contiver o maior número e, na seqüência, abra a pasta Bin;

•Dentro dela procure por jucheck.exe, selecione e clique em OK;

•Agende a atualização para semanalmente e clique em avançar;

•Selecione o dia da semana para a verificação e um horário que certamente seu PC estará ligado e conectado à internet;

•Clique em avançar e coloque seu usuário e senha do computador, clicando novamente em OK;

•Pronto, agora o Java será atualizado com boa frequência e seu PC não ficará com um processo desnecessário consumindo recurso.

Armazenamento na web
Tenho um notebook com poucos Gigas, e então me indicaram usar serviços de armazenamento gratuito na web. Mas será que são seguros? Quais são os melhores? Não é roubada?

Gilberto

Gilberto,
Os serviços de armazenamento de arquivos na web são ferramentas importantes e certamente é uma tendência irreversível em um futuro não muito distante.

Vou responder aqui as questões “quais são os melhores e se não é uma roubada”. Já a questão sobre ser seguro deixo a cargo do colunista de Segurança para o PC aqui do G1, que relatou nesta coluna os aspectos ligados à segurança para a computação nas nuvens.

Existem inúmeros serviços de disco virtual espalhados pela rede. Os gratuitos têm limitações quanto a espaço de armazenamento e recursos disponíveis para os usuários. Alguns são meras contas em sites nos quais o usuário precisa transferir os arquivos através da página para seus diretórios virtuais, algo pouco prático para quem quer usar a computação nas nuvens no dia a dia.

Recomendo usar as soluções que são híbridas, ou seja, o serviço instala um pequeno aplicativo no PC que permite compartilhar uma pasta entre o PC e o serviço on-line, seguindo nesta linha, duas indicações:

Já falei aqui no G1 do DropBox, e considero este serviço muito bom, principalmente por manter um controle de versão dos arquivos, ou seja, você pode alterar e, caso se arrependa, restaurar uma versão mais antiga.

Também vale lembrar do Live Mesh, que é bom, porém é mais complicado de usar que o DropBox. Ele tem uma interface de “MSN”, que pode ser agradável para alguns.

O iDrive também é uma boa opção. O aplicativo tem um cunho profissional com diversas funcionalidades em uma versão paga, mas você pode usar o aplicativo de forma gratuita com espaço limitado a 2GB. Ele é um programa de backup on-line com a possibilidade de criptografar os dados para aumentar a segurança, contudo existe um plugin para o Windows Explorer que pode ser instalado para transformar o iDrive em um disco virtual.

Com relação a “ser ou não roubada”, depende do seu uso. Arquivos altamente confidenciais devem ser mantidos no PC e caso precise deixá-los em um disco virtual é preciso tomar uma série de cuidados, como criptografar o arquivo, ou mesmo proteger com senha os documentos.

* Fernando Panissi é especialista em tecnologia e internet, formado em Sistemas de Informação com extensão em gestão. É professor universitário e ministra cursos de extensão em desenvolvimento de sistemas. Vive a internet e suas excentricidades desde 1995 e, nesta coluna, irá compartilhar suas experiências e conhecimentos sobre os mais variados temas ligados à internet, computação e tecnologia. Também tira as dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários.

Por Fernando Panissi* - Especial para o G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.