NOTÍCIA ANTERIOR
Escolas cobram verba do Carnaval de 2018
PRÓXIMA NOTÍCIA
Durante ato em Curitiba, Lula chora e afirma ser inocente
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/05/2017 | Política
Paço de Diadema abre pregão para alugar 14 mil ônibus
O governo do prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), decidiu abrir pregão eletrônico para alugar 14.893 ônibus. A previsão do contrato é de R$ 1,17 milhão. Curiosamente, porém, a concorrência foi adiada um dia depois de o Diário questionar o prefeito sobre os motivos da licitação.
Não há previsão de quando será reaberta.

O edital do pregão (número 43/2017) não especifica o real objetivo do uso dos veículos. Os documentos, que foram tirados do Portal da Transparência, detalhavam apenas a quantidade dos carros e especificavam as exigências das qualidades dos ônibus.

O certame elencava 14 itens no processo: aluguel de 340 veículos (especificados como ônibus no município, a serem alugados pelo período de seis horas); 95 carros para rodar na cidade por 12 horas; 105 ônibus e 30 micro-ônibus para a Região Metropolitana de São Paulo (por 12 e por seis horas, respectivamente); 90 unidades para essa mesma localidade; 40 micro-ônibus para circular em território municipal por até seis horas e mais outros 30 pelo período de 12 horas.

O pregão também estabelece a locação de 40 fretados para locomoção para fora da Região Metropolitana e 7.020 veículos para circular nesse mesmo perímetro, porém por meio de quilômetro rodado. A administração também elenca aluguel de 4.015 fretados para viagens para fora do Estado.

A licitação ainda prevê que a empresa vencedora tem obrigação de fornecer “toda a mão de obra necessária”, além de ser responsável pelo seguro dos veículos, dispor de motorista e arcar com as despesas com combustível.

Na quinta-feira, a equipe de reportagem do Diário questionou Lauro sobre o objetivo da concorrência eletrônica. O prefeito não soube informar o objeto do contrato. “Não sei do que se trata”, disse o chefe do Executivo, ao cogitar que o certame poderia se referir a aluguel de ônibus, por parte da Secretaria de Educação, para a locomoção de estudantes da rede de ensino local, em excursões escolares.

O pregão foi aberto neste mês e o início das entregas das propostas por parte das empresas interessadas estava ocorrendo desde o dia 26, com encerramento agendado para o dia 12.

ÔNIBUS MUNICIPAIS

O edital não faz referência à rede municipal de transporte. Desde 2011, durante o governo do ex-prefeito Mário Reali (PT, 2009-2012), as linhas da cidade são operadas por meio de concessão pelas empresas Transportadora Turística Benfica, de São Caetano, e a Mobi Brasil. As companhias privadas herdaram o sistema de transporte local da extinta ETCD (Empresa de Transporte Coletivo de Diadema), criada no início década de 1980 para municipalizar os serviços de transporte no município.

Por Júnior Carvalho - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7720 dias no ar.