NOTÍCIA ANTERIOR
Odebrecht Ambiental realiza manutenção preventiva na rede de esgoto
PRÓXIMA NOTÍCIA
Técnicos do Hospital Nardini fazem paralisação
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/02/2017 | Cidade
Pacientes enfrentam fila para marcar consultas em Mauá
Pacientes enfrentam fila para marcar consultas em Mauá  Fila de quem procurava atendimento médico chegou a dobrar a esquina. Foto: Reprodução de vídeo
Fila de quem procurava atendimento médico chegou a dobrar a esquina. Foto: Reprodução de vídeo
Moradores ficaram pelo menos cinco horas aguardando em pé atendimento na UBS do Jardim Flórida

Os pacientes que foram marcar consultas na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Flórida, em Mauá, enfrentaram uma fila de dobrar a esquina na última segunda-feira (07/02). A aglomeração começou a se formar por volta das 5h e permaneceu pelo menos até o meio do dia.

A UBS fica na rua Samuel Wainer, 159, no Jardim Florida, em Mauá. Por ser o primeiro dia de marcação de consultas, as pessoas decidiram se antecipar para conseguir agilizar o processo, mas acabaram esperando por pelo menos cinco horas, em pé. “Estou grávida de quatro meses, fiquei em pé esperando para marcar consulta pro meu outro filho de oito anos”, contou a dona de casa Margarete Nara Balbino, 26 anos.

A gestante contou que não tinha atendimento preferencial e que muitos idosos e mulheres grávidas ficaram em pé durante todo o tempo de espera. “Moro aqui há 24 anos, sempre em janeiro começam a marcar consultas. Esse ano foi totalmente diferente, pularam a marcação pra fevereiro e teve essa fila”, afirmou Margarete.

A cabeleireira Creonice Aureliano da Silva, 57 anos, contou que a fila estava passando em frente à escola que tem na região, de tão longa. “Cheguei lá por volta de 05h40 e sai de lá umas 9h, mas nesse horário a fila estava dobrando ainda”, disse.

Creonice foi marcar consulta para vários membros da família, com especialistas como clínico geral, ginecologista e pediatra. “Nunca teve essa fila, todo mundo estava reclamando porque nunca aconteceu”, contou.

A dona de casa Margarida Pereira dos Santos, 69 anos, foi marcar consulta com o psiquiatra e, depois de horas de espera, conseguiu uma vaga na agenda para março. “Fui lá às 5h da manhã e vi que teve gente até levando banquinho”, lembrou.



Em nota, a Prefeitura informou que a nova Administração está reorganizando o sistema público de Saúde do município. “A UBS Flórida passou por um horário de intensa procura popular pelos atendimentos que durou em torno de três horas, entre às 7h e 10h. O motivo preliminar apurado pela Secretaria de Saúde aponta que três médicos retornaram de férias e tiveram a agenda aberta para marcação de consultas, o que motivou a procura de muitos munícipes. Além disso, a unidade retomou a vacinação contra a febre amarela”, informou, em nota.

Além disso, a Prefeitura informou que a ação foi feita “por conta de descuidos administrativos ocorridos no fim do ano passado”. A administração também citou que foi determinada uma força tarefa para organizar a UBS Flórida. “Todos foram atendidos, com consultas marcadas de maneira ágil e aplicação de cerca de 200 vacinas contra a febre amarela. O caso está sendo apurado e a administração da unidade terá atenção redobrada para evitar novos transtornos”, diz trecho do texto.

Por Jessica Marques - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.