NOTÍCIA ANTERIOR
Dentes alinhados sem o uso de aparelhos fixos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cachorros são animais, assim como nós
DATA DA PUBLICAÇÃO 03/08/2010 | Saúde e Ciência
Pacientes aprovam mudanças na Hemodiálise
Com investimento de R$ 250 mil, unidade é totalmente modernizada e entregue após 3 meses de reformas.

Já está em funcionamento a nova unidade de Hemodiálise do Hospital Estadual Mário Covas de Santo André. A ala permaneceu fechada para reformas por cerca de 3 meses e voltou a operar totalmente reformada e com nova equipe de atendimento. Referência no Grande ABC, o setor inaugurado em setembro de 2002 atuou de forma ininterrupta por quase 8 anos e precisava de reforma geral. Somente no ano passado foram mais de 13 mil procedimentos.

A reforma contou com investimento de R$ 250 mil e incluiu obras de revitalização, troca de parte hidráulica e elétrica, revisão de sistema de filtros de água, manutenção em todos os equipamentos de diálise e aquisição de cadeiras mais modernas e confortáveis aos usuários. Toda a parte clínica ficou sob responsabilidade do Centro Integrado de Nefrologia do ABC (CIN-ABC), aprovado em licitação para administrar o serviço. “Realizamos modernização total no setor e estamos 100% em consonância com a normatização preconizada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). As equipes médicas e de enfermagem já estão adaptadas e a satisfação dos usuários neste início de trabalho mostra que estamos no caminho certo”, comemora o nefrologista Dr. Edson Raddi, um dos sócios da CIN-ABC e responsável pela filial exclusiva instalada no HEMC.

Nenhum paciente ficou sem atendimento durante os 103 dias em que a Hemodiálise passou por reformas. Segundo programação estipulada no início de março, os usuários foram transferidos e deram sequência aos tratamentos em unidades de saúde da região. Todos foram avisados e orientados com antecedência sobre a mudança. “Os 85 pacientes atendidos no ‘Mário Covas’ não sofreram qualquer interrupção em seus tratamentos. Foram transferidos para outros equipamentos de saúde no Grande ABC, preferencialmente para o próprio município onde residem ou a cidade mais próxima. Para os que tinham problemas de locomoção até o posto de atendimento provisório, o HEMC disponibilizou transporte para levar e buscar a partir do hospital em Santo André”, detalha o Superintendente do Hospital Mário Covas, Dr. Geraldo Reple Sobrinho.

Retorno imediato: Os primeiros atendimentos na nova Hemodiálise tiveram início em 5 de julho. Na mesma semana, 66 dos 85 pacientes transferidos temporariamente retornaram ao HEMC. Alguns preferiram permanecer nos serviços por questões de localização e facilidade de acesso. A capacidade física do setor é de 16 pontos de hemodiálise, que funcionam de segunda a sábado durante três períodos. “O tratamento padrão do paciente com insuficiência renal crônica consiste em 12 horas semanais de terapia renal substitutiva (hemodiálise), ou seja, três sessões semanais com 4 horas cada”, explica o responsável pelo Centro Integrado de Nefrologia do ABC no HEMC, Dr. Edson Raddi, que acrescenta: “Além dos atendimentos a pacientes com insuficiência renal crônica em tratamento de hemodiálise, realizamos a terapia renal substitutiva em doentes internados nas UTIs do Hospital e fazemos interconsultas junto a usuários em acompanhamento nos ambulatórios, para os quais os médicos solicitam avaliação de Nefrologia”.

Atuam hoje na Hemodiálise do HEMC, por turno, 1 médico e 1 enfermeiro, além de 4 técnicos e 3 auxiliares de enfermagem. Além do Hospital Mário Covas, o Centro Integrado de Nefrologia do ABC atende em sede própria em São Caetano, onde a capacidade é de até 250 pacientes. A empresa existe formalmente desde 1995. Os 4 sócios são nefrologistas, atuam no corpo clínico e prestam serviços como autônomos a hospitais e clínicas da região desde a década de 80.

Por Hosp. Estadual Mário Covas
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.