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DATA DA PUBLICAÇÃO 09/03/2014 | Economia
Ovos de Páscoa variam de R$ 19,90 a R$ 229,90
 Ovos de Páscoa variam de R$ 19,90 a R$ 229,90 Foto: Denis Maciel/DGABC
Foto: Denis Maciel/DGABC
Há pouco mais de um mês da Páscoa – comemorada em 20 de abril –, o comércio varejista da região já disponibiliza novidades nas vitrines de lojas e parreiras de supermercados na disputa pela preferência dos consumidores. Dos mais amargos aos trufados (com novos sabores e com até três camadas), passando pelos ovos vinculados a personagens (como a febre da Monster High) e a eventos (como a Copa do Mundo), há produtos para os mais diferentes gostos e bolsos.

De acordo com levantamento feito pela equipe do Diário, os preços variam tanto quanto as opções. Há ovos de Páscoa que partem de R$ 19,90 (com 800 gramas) e chegam a R$ 229,90 (com 2,5 quilos).

Os valores praticados no mercado estão cerca de 6% mais caros, devido à reposição da inflação que, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), encerrou 2013 em 5,91%, mais os gastos com mão de obra. Além disso, à exceção dos tabelados, variam conforme o estabelecimento.

Segundo o vice-presidente da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados), Ubiraci Fonseca, as marcas estão trazendo novidades que se adequam à exigência dos compradores. “O consumidor procura produtos diferenciados, ele está muito ligado a tendências mostradas em filmes e personagens. Estima-se que as empresas tragam neste ano, em média, 150 novos produtos, o que vai impulsionar bastante nas vendas.”

A grande aposta em relação aos novos sabores está nos ovos em que o recheio pode ser consumido com colher. Conforme explica a líder de loja da unidade da Kopenhagen no Grand Plaza Shopping, em Santo André, Telma Xavier Gomes, a marca investiu pesado nos itens com recheio de marshmallow. “O Nhá Benta é um clássico nosso, todo ano acaba faltando o ovo. Neste ano há versões do produto em maracujá e frutas vermelhas, sendo que a casca é recheada de geleia e vem com 100% de marshmallow dentro.” O produto de 390 gramas custa R$ 79.

Além das opções Nhá Benta, a linha Dessert traz o ovo creme brulée, com chocolate ao leite e casca recheada, e o tiramisú, que é amargo, com casca aromatizada sabor café e tem recheio do creme italiano.

O ovo Dreams da Cacau Show, de 400 gramas, vem recheado com trufa sabor maçã do amor e custa R$ 49,90. Opção para presentear as mulheres é o ovo Glamour Swarovski de 270 gramas, que vem com bombons de geleia de framboesa e trufas de champanhe, além de um pingente Swarovski no formato de uma flor. Sai por R$ 79,90.

As opções para comer com colher também são encontradas nos supermercados neste ano. A Nestlé traz o ovo Classic Napolitano, que tem tripla camada, sendo a externa de chocolate ao leite, a do meio de frutas vermelhas e a camada interna de chocolate branco. Da Garoto há a novidade do Talento que, além das versões tradicionais, ganha uma especial, de 360 gramas, onde o recheio é cremoso e com pedaços de avelã.

Marcas trazem opções além dos ovos

Para quem não gosta dos tradicionais ovos de chocolate, mas não quer ficar de fora da tradição da Páscoa, as marcas disponibilizam opções diferenciadas. Segundo a líder de loja da Kopenhagen do Grand Plaza, Telma Xavier Gomes, há chocolates com sabores distintos para agradar a paladares igualmente diferenciados. “Temos um ovo amargo com flor de sal de caramelo, ele tem um gosto agridoce.”

E não são só as grandes marcas que buscam um lugar ao sol com a chegada da Páscoa. Segundo o sócio proprietário da loja São Brigadeiro do Park Shopping São Caetano, Paulo Moussali, o espaço também vai inovar para garantir clientela. “Embora tenhamos grande demanda por ovos de Páscoa com brigadeiro de colher dentro, percebo que as pessoas buscam dar os próprios brigadeiros em caixinhas como presentes.”

Segundo ele, há variedade de sabores, sendo possível confeccionar até versões sem chocolate. “Se o cliente pedir, nós fazemos. Também temos sabores diferentes, como castanha de caju, macadâmia, caipirinha e cerveja. Mesmo sem chocolate a gente consegue manter o sabor bem gostoso”, garante.

Moussali vai passar sua terceira Páscoa com a loja aberta e tem grandes expectativas para a data neste ano. “Também temos os bolos de chocolate e cenoura que as pessoas procuram muito. Estamos esperando vender, em média, 30% a mais do que em 2013, até porque, neste ano, ampliamos nossa cozinha”, afirmou.

Crianças também ganham mais opções com personagens

As crianças ganham cada vez mais espaço na Páscoa. Há inúmeros modelos de ovos para agradar aos pequenos, o que inclui versões em outros formatos, além do tradicional oval.

É o caso da réplica do troféu da Copa do Mundo da Fifa feita pela Garoto. O modelo é uma reprodução da taça, produzida com 300 gramas de chocolate ao leite. Apesar de já estar disponível nas lojas, o produto vai ser comercializado durante todo o resto do ano. O preço médio é de R$ 55.

Apoiadora nacional do campeonato, a empresa oferece linha exclusiva, como o ovo em formato de bola de futebol (250 gramas), que vem recheado com minibolas de chocolate ao leite, o Batom infantil (152 gramas), que traz uma mochila do mascote da Copa, o Fuleco, e o de 180 gramas de chocolate ao leite, que traz uma miniatura do boneco. Além disso, todas as embalagens da marca vêm com o Fuleco estampado.

Para as meninas, também não faltam opções. As bonecas Monster High estão presentes nos ovos da Lacta, em versão tradicional de 170 gramas. Metade chocolate preto e metade branco, eles trazem uma caveirinha que acende. Há também a versão mais econômica, com quatro mini ovos de 140 gramas no total, que vem com uma cartela de adesivos.

A Nestlé lançou o ovo Surpresa Princesas, inspirado nas protagonistas dos clássicos da Disney. Com 110 gramas, vem acompanhado de uma pulseira. Já no tamanho 200 gramas, traz uma lancheira.

A Kopenhagen tem versões dos personagens da Disney, como Mickey, Minnie, Pato Donald e Pateta. Os ovos têm 300 gramas e vêm com confeitos coloridos na casca. Eles acompanham mochilas dos personagens.

Por Yara Ferraz - Diário do Grande ABC
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