NOTÍCIA ANTERIOR
Receita começa a receber declaração do IR no dia 6
PRÓXIMA NOTÍCIA
Cai número de pessoas que ganham o mínimo
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/02/2014 | Economia
Ovos de Páscoa já são encontrados no comércio
Ovos de Páscoa já são encontrados no comércio Foto: André Henriques/DGABC
Foto: André Henriques/DGABC
Estamos a cinco dias do Carnaval e a oito da Páscoa e já é possível encontrar os tradicionais ovos de chocolates nas gôndolas e prateleiras de supermercados e lojas especializadas.

No entanto, para quem pensa que é cedo, as grandes fábricas de chocolates já iniciaram a produção desde o ano passado. A Nestlé começou a fabricação no primeiro semestre de 2013, sendo que 100% da produção fica pronta antes do Carnaval para início da distribuição logo após esse feriado. A Lacta iniciou sua produção em setembro e já tem ovos em pontos de vendas.

O que explica a exposição dos ovos cada vez mais cedo, segundo o gerente de marketing de Páscoa da Lacta, Maykon Vieira é o fato de o consumidor já estar se planejando para presentear seus amigos e familiares.

“O consumo forte dos ovos vai ser próximo da Páscoa, mas antes dessa semana temos período que chamamos de pré-Páscoa. Nela, o consumidor analisa quais opções ele quer, em relação ao sabor, marca e desembolso, conhecendo o produto. Ele pode não comprar especificamente os ovos, mas vai consumir itens de menor desembolso, como tabletes e caixas de bombons.”

EXPECTATIVA - Segundo dados da Abicab (Associação Brasileira da Índústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados) somente nesse período do ano passado foram consumidos 280 mil toneladas, o que equivale a 80 milhões de ovos de Páscoa.

De acordo com o vice-presidente da associação, Ubiraci Fonseca, a indústria já espera um crescimento nas vendas nesse ano. “Não temos um número fechado, mas a expectativa do setor é de que sejam de 5% a 10% maiores.”

O diretor e presidente da rede de lojas Chocolândia, Osvaldo Nunes, também espera com ansiedade a principal data para o seu ramo de comércio. “A Páscoa é o nosso Natal. É uma data em que a única opção de presente é o chocolate. Nós vendemos cerca de 100 toneladas em todas as lojas no ano passado e esperamos vender 120 toneladas neste ano.”

Apesar do otimismo, Nunes já detectou alta nos preços em comparação com 2013. “Os ovos estão 6% mais caro, por conta de mão de obra e da própria inflação. Já as barras de chocolate mantiveram o preço.”

NOVIDADES - Alguns lançamentos já foram divulgados como destaque nesse ano. A Nestlé traz o ovo Classic Napolitano com tripla camada, sendo que a externa é de chocolate ao leite, o recheio é de frutas vermelhas e a interna é de chocolate branco.

A Lacta aposta nas marcas líderes de venda, como o Sonho de Valsa e Ouro Branco. O Bis ganha uma versão personalizada, o Bis Xtra, em que é possível colar adesivos na embalagem.

As marcas também apostam nos personagens infantis como Monster High (Lacta), Angry Birds (Lacta) Turma da Mônica (Garoto), Fuleco, o mascote da Copa do Mundo 2014 (Garoto) e Toy Story (Nestlé).

Por Yara Ferraz - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.