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DATA DA PUBLICAÇÃO 27/01/2008 | Economia
Ovos de Páscoa ficam 10% mais caros
Depois do Carnaval, uma quantidade de ovos de Páscoa até 20% maior em relação ao ano passado vai começar a invadir as parreiras dos supermercados do Grande ABC. A previsão é do varejo e dos fornecedores de chocolate, que preparam outra novidade para este ano: os preços não vão estar tão doces quanto em 2007.

Segundo o diretor administrativo da Pan, Silvio Roberto Daidone, houve um alinhamento de valores entre 8% e 10%, que leva em conta o aumento do preço do leite em pó e do cacau. “Somente a cotação do açúcar caiu até agora, mas a queda não foi suficiente para derrubar o custo dos ovos de Páscoa neste ano”, explica Daidone.

No período, a empresa de São Caetano prevê aumento nas vendas de até 10%. Mesmo com o reajuste, a Pan, que projeta expansão de dez lojas em 2008, tem boas perspectivas. “Até ampliamos o quadro de funcionários para atender a demanda. Neste ano, temos ovos de chocolate de todos os tamanhos – desde os de 15 gramas, que custam R$ 0,75, até os de cinco quilos que saem por R$ 250.”

Coop - Apesar da antecipação da Páscoa para março (período em que os consumidores ainda seguram as rédeas para quitar os impostos do início do ano), a Coop (Cooperativa de Consumo), projeta que os resultados serão muito positivos.

Para a comemoração deste ano, a empresa incrementou em até 16% o estoque de artigos em comparação ao ano passado.

O gerente de compras e mercearia da Coop, Emerson Poppi, explica que ante 2007 o volume de bacalhau está 16% maior, de vinhos 10% a mais, de azeite, 8,5%, e de ovos industrializados, 8%.

Além disso, a maior cooperativa de consumo da América Latina, com 18 unidades em operação no Grande ABC, vai produzir em 2008 36% a mais de colomba pascal.

“Outra novidade para este ano é que os ovos de Páscoa da marca Coop Plus são produzidos pela Cacau Show e, assim como os outros itens, a quantidade é 10% maior”, aponta Poppi.

Já a Sam’s Club, braço atacadista da rede Wal-Mart Brasil, coloca a disposição dos consumidores cerca de 150 itens nas gôndolas a partir do dia 5 de fevereiro. A rede espera crescimento de 25% nos negócios em relação ao ano passado.

Adiantados - O grupo Pão de Açúcar (que inclui Extra, CompreBem e Sendas) começa amanhã a distribuição nas prateleiras de coelhinhos e miniovos de chocolates que chegam com preços a partir de R$ 1,49.

Segundo a empresa, os clientes que quiserem antecipar as compras já podem encontrar itens como o Mini Ovo Turma da Páscoa de 40g e 80g, a R$ 1,49 e R$ 2,99, respectivamente – mesmos preços praticados no evento de 2007.

Devido a negociações antecipadas com os fornecedores, que tiveram início em setembro do ano passado, o Grupo Pão de Açúcar estima vender mais de 2 milhões de toneladas de chocolate até 23 de março.

No caso dos produtos de marca própria, a empresa oferece 21 opções, além do reforço nos licenciamentos e nos brindes, para resultar em um crescimento de vendas na casa dos 30%.

A boa notícia da rede é que o tradicional almoço do domingo de Páscoa ficará mais em conta neste ano. É possível encontrar, por exemplo, bacalhau do Porto e saithe até 20% mais baratos. Salmão e camarão também têm os valores reduzidos, em média 25% e 15%, respectivamente. O Grupo Pão de Açúcar acredita na comercialização de mais de 7.500 toneladas de pescados neste ano.

Setor de varejo cria vagas temporárias para a data
Tauana Marin e Verônica Lima - Diário do Grande ABC

De olho na expansão dos negócios no período de Páscoa, as indústrias do segmento abrem vagas temporárias para reforçar a produção de chocolate.

De acordo com a Asertem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário), a data deve gerar 54,6 mil vagas de trabalho temporário em todo o País neste ano, apresentando um crescimento de 11% contra o mesmo período em 2007.

A rede Cacau Show, por exemplo, está recrutando 1.600 funcionários temporários para a função de promotor de vendas. Segundo a assesoria da empresa, é preciso que o interessado tenha o ensino médio completo e resida próximo à loja.

No Grande ABC, são 13 unidades espalhadas pelos shoppings e comércio de rua. Para concorrer, é preciso ir a uma das franquias da Cacau Show para inscrição.

Outra que vai ampliar o quadro de funcionários é a Kopenhagen. A companhia está recrutando até final de fevereiro 500 profissionais temporárias, sendo 450 para a fábrica e 50 para as lojas próprias, sem contar as franquias. Os interessados nas funções devem fazer a inscrição no site (www.kopenhagen.com.br).

Segundo a gerente de Recursos Humanos da Kopenhagen, Magali Carvalho, o número de contratações temporárias para esse período do ano aumentou em 20% em relação ao mesmo período do ano passado.

Já a Kraft Foods, detentora da marca Lacta, abre cerca de 5.200 vagas para promotores de vendas em todo o País. Do total, cerca de 40% dos postos são disponibilizados no Estado de São Paulo.

Para participar da seleção é necessário que o candidato tenha experiência na função e ensino médio completo. Interessados devem se inscrever até o final de fevereiro pelo site da Gelre, uma das empresas responsáveis pela seleção (www. gelre.com.br).

Por Verônica Lima - Diário do Grande ABC / Foto: Edmilson Magalhães
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