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DATA DA PUBLICAÇÃO 01/04/2012 | Economia
Ovos de Páscoa estão até 25% mais caros na região
Ovos de Páscoa estão até 25% mais caros na região  Consumidor deve pesquisar preços antes de comprar. Foto:Andris Bovo
Consumidor deve pesquisar preços antes de comprar. Foto:Andris Bovo
Fábricantes alegam aumentos nos custos

Os hipermercados da Região já estão preparados para a Páscoa com variedade no estoque de ovos de chocolate. Os consumidores têm à disposição diversas marcas, entretanto, devem se preparar em relação ao preço dos produtos, mais altos neste ano. De acordo com consulta do ABCD MAIOR, alguns tipos estão 25% mais caros na comparação em seis supermercados da Região.

De um total de 60 comparações de preços, em mais da metade foi constatada aumento de até 25% (veja tabela). Em 15 opções, foi possível identificar um aumento passando dos 10%. Em outros, a variação foi de até 8,5%. As consultas foram feitas em 10 tipos de ovos de marcas diferentes, em geral os mais procurados.

A justificativa para os aumentos foram os preços dos insumos e a mão de obra, que encareceram em relação ao ano passado. “O preço da principal matéria-prima, o cacau está até 25% maior em relação a 2011 e o açúcar também sofreu um acréscimo de até 15%. Ou seja, os consumidores devem pesquisar em até três hipermercados, antes de comprar”, sugeriu o professor de economia da Umesp (Universidade de Metodista de São Paulo), Sebastian Escobar.

Cesta cheia
Apesar dos preços, o consumo deve aumentar. O professor de Economia da Esags (Escola Superior de Administração e Gestão), Manoel Marcondes, acha que haverá um crescimento de 30% em comparação com 2011. “O Brasil passa por uma fase de pleno emprego. Os brasileiros estão com um salário melhor e naturalmente acabam comprando um pouco mais. É possível que neste ano tanto as empresas do setor de chocolate quanto as redes hipermercados ampliem o faturamento durante a Páscoa”, acrescentou.

Custos são maiores, alegam fabricantes
As fabricas alegam que a diferença de preços se deve à estrutura especial desenvolvida para o período de Páscoa. As tradicionais marcas Lacta, Ferrero Rocher e Garoto consideram que nesta época são maiores os custos com embalagem, produção do ovo, mão de obra temporária, distribuição e embalagens diferenciadas.

De acordo com a Garoto está prevista uma expansão de até 3% nos preços dos ovos em relação à Páscoa do ano passado. Já a Lacta alegou que nos últimos dois anos conseguiu evitar o repasse dos aumentos dos preços para os consumidores, mas, neste ano, a variação do dólar, custos com mão de obra e com matéria-prima influenciaram no aumento dos seus produtos em dois pontos percentuais acima da inflação.

Procon
Uma forma de escapar dos preços altos é programar a compra na época das ofertas, indica o Procon de Santo André. De acordo com a instituição, os descontos chegam a ultrapassar 50%. Outra dica do Procon é verificar as informações contidas nas embalagens sobre os ingredientes, conservação, peso e data de validade.

Por Felipe Rodrigues - ABCD Maior
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