NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeitura de Mauá entrega cartões para famílias inscritas no Pacas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Igreja mais antiga de Mauá é demolida
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/10/2008 | Cidade
Oswaldo vai a Brasília atrás de verbas para Mauá
O prefeito eleito de Mauá, Oswaldo Dias (PT), já tem seu primeiro compromisso oficial após a vitória de domingo: nesta quarta-feira ele desembarca em Brasília e começa a peregrinação por recursos federais para o município.

O petista deverá se reunir com o senador Aloizio Mercadante (PT), o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT) e com o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT). "Eles me ligaram hoje (segunda-feira) e reforçaram o convite. Vamos lá conversar com políticos e reforçar a necessidade de emendas dos parlamentares para Mauá."

O novo chefe do Executivo, no entanto, não sabe quais áreas poderão ser atendidas pelas verbas. " Ainda não há nada definido, mas queremos focar, principalmente, os setores da Saúde, Educação, Meio Ambiente e Saneamento Básico." Também não há definição dos valores pleiteados.

Oswaldo pretende, no encontro, reforçar aos parlamentares uma promessa feita durante a campanha: o compromisso de oferecer uma área no município para a construção do campus da UFABC (Universidade Federal do ABC). "Pensamos em um terreno localizado na entrada da cidade, perto da divisa com Santo André. Mas vamos retomar essa discussão a partir de janeiro." Durante a campanha, o presidente Lula garantiu que irá trazer a unidade de ensino para Mauá.

O certo é que, na viagem desta quarta-feira, não está agendada uma parada no Palácio do Planalto. "O presidente deve se reunir com os prefeitos eleitos no mês que vem. Vamos aguardar", disse Oswaldo. Após o encontro em Brasília, o prefeito eleito deve viajar por cerca de 10 dias.

Segunda-feira, o petista passou a maior parte do dia em casa, atendendo telefonemas de políticos. "Muita gente nos parabenizou. Também aproveitei para descansar um pouco." Ele disse que ainda não definiu nomes para o seu futuro secretariado.

Nesta terça-feira, a partir das 18h, o partido realiza festa da vitória, em frente ao comitê central, na Avenida Portugal, com a presença de políticos e músicos.

Partido de Damo deve ser base de apoio ao petista no Legislativo

O PV, do prefeito Leonel Damo - adversário ferrenho de Oswaldo Dias -, deve fazer parte da base de sustentação do futuro chefe do Executivo na Câmara de Mauá.

Os dois vereadores eleitos pela legenda (Átila Jacomussi e Silvar Silva Silveira) possivelmente se juntarão, a partir de 2009, aos parlamentares do PT, PP, PSDC, PSDB e PRB, que já estavam ao lado de Oswaldo. DEM e PDT também não devem oferecer resistência para dar apoio ao petista.

Nos bastidores políticos, porém, já há quem acredite que Oswaldo deverá ter o apoio de todos os 17 vereadores, incluindo os quatro do PSB, partido de seu adversário no segundo turno, Chiquinho do Zaíra. "Vamos estar ao lado do Oswaldo no que for bom para a cidade. E não podemos esquecer que, nacionalmente, o PV faz parte da base de apoio do presidente Lula", afirmou Átila.

Oswaldo disse segunda-feira que pretende formar uma equipe de transição, com técnicos do PT e da administração de Damo. Durante a campanha, o petista reclamou da dificuldade em obter informações do atual governo. Ele não definiu se irá procurar o prefeito. "Isso vai se natural. Vamos tentar com nossos vereadores essa aproximação."

O chefe do Executivo comentou, entre aliados, que não colocará obstáculos à proposta de Oswaldo.

Por Sérgio Vieira - Diário do Grande ABC / Foto: www.joaopaulo.org.br
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.