NOTÍCIA ANTERIOR
Oswaldo Dias apresenta PAC ao ministro do Planejamento
PRÓXIMA NOTÍCIA
Excesso de eleitores no Zaíra deve criar 5ª zona eleitoral
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/09/2008 | Cidade
Oswaldo lidera e Chiquinho continua em 2º em Mauá
O candidato a prefeito de Mauá Oswaldo Dias (PT) mantém, na terceira rodada da pesquisa Diário/Ibope, a liderança isolada da corrida pela sucessão municipal. Em relação ao levantamento de agosto, o petista oscilou positivamente um ponto percentual e agora tem 45% na estimulada.

Mas a distância para o segundo colocado - o prefeiturável Francisco Carneiro, o Chiquinho do Zaíra (PSB) - diminuiu significativamente no período. O candidato governista subiu cinco pontos percentuais e agora conta com 24%, ante os 19% obtidos no mês passado. O avanço do socialista ocorreu justamente entre os indecisos.

Diniz Lopes (PSDB) oscilou um ponto para cima e desta vez aparece no levantamento com 15%. O candidato Mateus Prado (Psol) manteve os 2%. O índice de votos brancos e nulos caiu dois pontos percentuais e agora é de 6%. Não souberam, 7% e 1% não respondeu.

Foram ouvidas 504 pessoas entre os dias 19 e 21 de setembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na 217ª Zona Eleitoral de Mauá, sob o nº 1440/2008.

A menor diferença entre Oswaldo e Chiquinho aparece no segmento de eleitores com renda familiar de até dois salários mínimos. Nesta fatia, o petista aparece com 36%, contra 28% do socialista. A margem mais folgada de Oswaldo está na faixa etária de 40 a 49 anos, com 53% para o ex-prefeito e 18% para o governista. O melhor desempenho de Diniz está entre pessoas com ensino de 5ª e 8ª série. Na categoria, o tucano aparece com 19%.

Na pesquisa espontânea, os três primeiros colocados registraram crescimento em comparação aos números de agosto. Oswaldo saltou de 38%, no mês passado, para 41%. Chiquinho foi de 13% para os atuais 17% e Diniz passou de 10% para 12%. Mateus se manteve com 1%. Nesse quesito, o número de indecisos caiu. Em agosto, eram 29% e, agora, 21%.

O cenário permanece inalterado no cenário sobre quem deverá vencer, independentemente do voto do eleitor. Oswaldo manteve 62%, Chiquinho, 18% e Diniz, 7%. Mateus não somou 1%.

Distância de Damo dá certo; imagem de Lula não ajuda petista

Desde a última pesquisa, no final de agosto, dois fatores justificam o crescimento de Chiquinho no levantamento Diário/Ibope: a tática de descolar de vez sua imagem do prefeito Leonel Damo (PV) e os ataques seqüenciais do vice Paulo Bio (PMDB) ao petista Oswaldo Dias.

O socialista, dessa forma, repete o feito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de 2005,quando, no auge do mensalão, tentou ao máximo descolar a imagem de chefe do Executivo com a de liderança petista.

Do outro lado, Oswaldo não conseguiu absorver a presença do presidente no palanque em Santo André, no final de agosto, que chegou a prometer um campus da UFABC (Universidade Federal do ABC) em Mauá.

A visita de Lula ao palanque de Oswaldo, no dia 20 - justamente o período da pesquisa de campo - também não refletiu em números.

Outra etapa - Mesmo assim, Oswaldo lidera com folga as simulações de segundo turno. A pesquisa Diário/Ibope mostra que o petista venceria tanto Chiquinho quanto Diniz.

No primeiro cenário - entre Oswaldo e Chiquinho -, o petista aparece com 54%, contra 33% do socialista. Assim como ocorreu na pesquisa estimulada, Chiquinho diminuiu em dois pontos percentuais a distância entre o líder. No levantamento de agosto, o ex-prefeito tinha 53% e o governista, 30%.

Na simulação, a menor distância entre Oswaldo e Chiquinho aparece entre eleitores com escolaridade de até 4ª série do ensino fundamental. O candidato do PT tem 44% e o do PSB, 42%.

Contra Diniz, a vantagem de Oswaldo também é de 21 pontos. Oswaldo aparece com 53%, contra 32% do vereador tucano. Em agosto, o cenário era parecido: 52% para o petista, ante 29% do parlamentar.

No caso de Diniz e Chiquinho, o candidato do PSDB mantém a vantagem de dois pontos percentuais. O tucano tem 39% e o socialista, 37%.

Rejeição - Mateus Prado lidera o ranking de rejeição na pesquisa, com 43%, seguido por Chiquinho do Zaíra, com 39%. Oswaldo tem 30% e Diniz, 22%.

Por Sérgio Vieira - Diário do Grande ABC / Foto: www.radiozfm.org
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.