NOTÍCIA ANTERIOR
Prévias em Santo André e Mauá começam sem tumultos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Fundação Casa deve ser na divisa de Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/11/2007 | Política
Oswaldo Dias vence prévia em Mauá
Oswaldo Dias venceu o tira-teima contra Márcio Chaves e será o candidato a prefeito de Mauá pelo PT na eleição do próximo ano. A oficialização ocorreu ontem, após o resultado da prévia. Depois de mais de nove horas de votação, quase 6.000 filiados do PT na cidade elegeram Dias com 58% dos votos válidos (3.444) contra 42% de Chaves (2.428).

Aclamado vencedor, Dias, que já foi prefeito de Mauá em duas oportunidades (1997-2000 e 2001-2004), consolida-se como o maior nome petista na cidade. Sobre a questão, o ex-prefeito se esquivou e apenas afirmou que sua primeira ação não será de imediato. “Primeiro vamos esperar o PED (Processo de Eleição Direta), que ocorrerá no dia 2, para começarmos a traçar nossa linha política, porém acredito que as discussões para o plano de governo deverão ser iniciadas”, afirma.

Derrotado, Chaves tratou de minimizar qualquer frustração. “O mais importante foi que o partido ganhou e muito. Foi um exercício democrático excelente que não há nada para se questionar”, diz.

Sobre a possibilidade de formar novamente uma chapa com Dias, Chaves não descartou. “Sou um soldado do partido e estou pronto para qualquer desafio”, afirma.

Clima - Durante todo o dia, o clima entre os militantes foi de harmonia. O deputado estadual, Donisete Braga, que apoiou Chaves, classificou todo o processo como uma festa. “Aqui foi um encontro em paz. Cada um tem a sua preferência, mas o fato é que todos estão querendo a vitória do partido nas próximas eleições”, afirma.

Petistas de fora da cidade também compareceram à prévia. Todos no apoio a Dias. “Gosto muito dos dois candidatos e acho que Mauá deu um exemplo de democracia”, afirma o presidente estadual do PT, Paulo Frateschi. Na mesma direção seguiu o vereador de São Caetano Edgar Nóbrega. “Vim buscar um pouco dessa contagiante energia para levá-la a São Caetano”, afirma. Candidato a presidência nacional do PT, Valter Pomar, ficou satisfeito com o resultado. “A legenda tem muita força na cidade e acredito mais na experiência do Oswaldo”, diz.

Márcio Chaves garante: "Não existe sentimento de tristeza"

Mesmo derrotado no pleito petista, Márcio Chaves garante não estar triste com o resultado. “É claro que eu gostaria de vencer, mas tenho certeza de que o maior vencedor foi o PT. Temos a melhor opção para a cidade e temos de ganhar essa eleição para retomar o crescimento de Mauá, que está abandonada”, afirma.

Mesmo tendo perdido a chance de se tornar prefeito pela primeira vez, Chaves disse que irá apoiar Oswaldo Dias. “Não existe qualquer tipo de racha. Vou trabalhar bastante para que Oswaldo seja eleito o prefeito de Mauá”, diz.

Sobre a avaliação do resultado final, Márcio Chaves afirmou que sabia da dificuldade. “Toda eleição no PT é difícil, ainda mais contra um candidato que foi duas vezes prefeito da cidade. Tinha certeza da dificuldade, mas fiquei satisfeito com o resultado que alcançamos”, diz.

Antes de deixar o local da votação, Chaves foi chamado por Dias para saldar a militância. “Isso mostra que foi uma disputa saudável, com algumas diferenças, mas respeitando a ideologia do partido acima de tudo”, analisa.

“Vaga de vice-prefeito está em aberto”, afirma Dias

Com a escolha em definitivo do candidato a prefeito na próxima eleição, o PT de Mauá terá a agora uma nova decisão: A escolha do nome a preencher a vaga de vice na chapa com Oswaldo Dias.

Atualmente, dentro da legenda a preferência vai para o vereador Paulo Eugênio. Contudo, Dias que caberá a chapa de delegados, O Melhor Para Mauá, vencedora da disputa contra a chapa Justiça e Vitória, a direcionar esse processo. "A eleição desta chapa surge com este objetivo. Vamos discutir se o partido não fará uma aliança. Ainda teremos muito tempo para discutir essa questão", afirma.

Um dos líderes da chapa vencedora, o ex-vereador Hélcio da Silva, garante que o trabalho de articulação será em defesa para Eugênio. "Existe uma vontade muito grande para que o Paulo Eugênio seja essa pessoa. Ele possui o perfil que consolida uma forte candidatura do PT", afirma.

Para essa possibilidade, Eugênio garante tratar-se de uma questão partidária. "Será preciso analisar muitos pontos, antes de qualquer decisão. O que existe apenas é um trabalho muito forte para que a legenda chegue forte para a eleição. E para isso, terá que ser analisado todos os detalhes, inclusive de possível aliança", diz.

Para o deputado estadual, Donisete Braga, o melhor nome para essa vaga é de Márcio Chaves. "Os dois juntos (Dias e Chaves) já provaram ser capazes de realizar um excelente. Acredito que o Márcio tem muito a contribuir para o processo eleitoral e junto com o Oswaldo deverão repetir o sucesso do passado", afirma.

Nas duas gestões de Oswaldo Dias como prefeito de Mauá (1997-2000 e 2001-2004), Márcio Chaves foi o vice-prefeito.

Por Leandro Baldini - Diário do Grande ABC / Foto: Google Imagem
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.