NOTÍCIA ANTERIOR
Idoso de 80 anos é agredido durante assalto em Santo André
PRÓXIMA NOTÍCIA
Centro de Formação Paulo Freire realizará Festa Junina
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/06/2009 | Setecidades
Oswaldo Dias quer discutir projetos com a Câmara
Pela discussão e explicação de matérias em tramitação na Câmara, o prefeito de Mauá Oswaldo Dias (PT), articula para que os projetos não entrem na pauta da sessão desta terça-feira (02/05). O polêmico projeto de alteração a lei orgânica para permitir que o Executivo tenha autonomia em firmar convênios com terceiros sem depender de autorização do Legislativo é o principal ponto de debate que deverá ser realizado entre os parlamentares.

De acordo com o líder do governo, vereador Rômulo Fernandes (PT), a idéia é garantir que o projeto seja um consenso na Câmara, inclusive, na base de sustentação, formada por parlamentares do PSDB, PP, PRB, PSDC e indiretamente pelo PSB. “Vamos aprofundar o assunto e explicar que esse procedimento já vem sendo tomado em outras cidades”, disse. O petista também ressaltou a intenção do prefeito em incentivar o debate na casa. “Ela tinha duas opções entrar na Justiça, ou encaminhar a matéria ao Legislativo e ele preferiu criar esse debate”, declarou Rômulo.

Outros municípios já passaram por esse processo de mudança. O caso mais próximo é o de Santo André, que por meio de uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) conseguiu criar a relação de independência entre os dois poderes. E casos como o de Santo André, são a base do argumento do bloco governista. “O Tribunal de Justiça já se manifestou a favor da mudança”, comentou Rômulo.

Mas essa tarefa de unidade não deve ser nada facial ao governo. Se a bancada de sustentação ainda não está convencida com o argumento, os quatro vereadores da oposição menos ainda. Alberto Justino, o Betão (PSB), considera o projeto uma agressão a função do parlamentar. “Ele vai poder fazer o que ele quer, então o que justifica nossos salários e toda a estrutura da Câmara para fiscalizar o Executivo?”, disse. O socialista ainda questionou o argumento baseado no Tribunal de Justiça e ignorou a comparação a outros municípios. “Eles vão buscar argumentos em todos os lugares, mas não cola mais”, declarou.

Estagiários – A outra matéria em tramitação no Legislativo de autoria do prefeito Oswaldo, tem o objetivo de adequar a contratação de estagiários de acordo com a nova lei federal, aprovada no ano passado. “Esse é um projeto muito mais tranqüilo, só vamos aprofundar um pouco mais as discussões”, comentou Rômulo.

Por Gustavo Pinchiaro - ABCD Maior / Foto: Luciano Vicioni
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.