NOTÍCIA ANTERIOR
Trabalho infantil fica estável na década
PRÓXIMA NOTÍCIA
CPTR de Mauá tem 357 vagas em aberto
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/12/2012 | Cidade
Oswaldo Dias fura na diplomação de Donisete
Ao contrário do esperado, o prefeito de Mauá, Oswaldo Dias (PT), não compareceu à diplomação de seu sucessor, Donisete Braga (PT), ontem de manhã, na Câmara. O chefe do Executivo recusou o convite e trocou o ato pela posse de Rafael Marques na presidência do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo.

Na cerimônia de Mauá também foram diplomados o vice-prefeito eleito, Hélcio Silva (PT), e os 23 vereadores que farão parte da próxima legislatura (2013/2016). Oswaldo foi representado na mesa pelo seu vice, Paulo Eugenio Pereira Júnior (PT), que a partir do dia 1º será o secretário de Mobilidade Urbana.

Ninguém quis comentar a ausência de Oswaldo, evitando entrar em dividida. O prefeito foi contatado pela equipe do Diário por telefone, após a diplomação, e deu justificativa sucinta pela escolha. "Eu não ia ser diplomado. Então, fiz a opção de ir à posse do Rafael."

O chefe do Executivo lembrou a "relação muito forte" com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (que esteve em São Bernardo) e com o sindicalismo. "Aqui (em Mauá) não era necessária a minha presença. Os holofotes tinham de ficar no Donisete", considerou, negando atrito com o eleito. "Estamos juntos. Isso foi provado na campanha e continuará."

Além da ausência de Oswaldo, uma presença chamou a atenção: a do ex-locutor esportivo Osmar Santos. Classificado por Donisete como amigo, ele até posou de cadeira de rodas para a foto oficial dos diplomados.

SECRETARIADO - Donisete Braga dará sequência amanhã à nomeação de seu secretariado. Durante a diplomação, ele seguiu reportagem publicada pelo Diário na segunda-feira e sinalizou que Hélcio Silva e o ex-vice-prefeito Márcio Chaves Pires (PT) estarão no primeiro escalão.

Primeiro suplente do PT na Câmara dos Deputados, Hélcio deverá assumir cadeira de deputado federal em 2013 graças ao julgamento do Mensalão no STF (Supremo Tribunal Federal), que cassou os mandatos dos parlamentares envolvidos no escândalo. Enquanto os recursos não forem julgados, o vice eleito deverá ser acomodado como titular da Secretaria de Planejamento Urbano. "Ele (Donisete) disse que estarei no governo", declarou, sem adiantar a Pasta.

Já Márcio Chaves recebeu elogios de Donisete, que comentou a possibilidade pela primeira vez. "É nome político e técnico, de capacidade e conhecimento da cidade inquestionáveis. Estamos dialogando para definir nos próximos dias qual será o melhor caminho para ele (provavelmente a Secretaria de Habitação)", discorreu o prefeito eleito.

Outros três nomes são dados como certos no secretariado: Lumena Furtado (Saúde), José Afonso Pereira (Planejamento ou Administração) e Carlos Tomaz, que será mantido na Segurança.

Por Mark Ribeiro - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.