NOTÍCIA ANTERIOR
Vereador de Mauá sugere novo meio de concessão de verba
PRÓXIMA NOTÍCIA
SAMU de Mauá recebe prêmio de pesquisa em atendimento no III Congresso Brasileiro
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/11/2010 | Cidade
Osteoporose: Mauá realiza campanha de combate e prevenção
A Secretaria de Saúde está realizando a Semana de Prevenção e Combate à Osteoporose nas unidades básicas da cidade até sexta-feira (26). Na segunda-feira (22), cerca de 120 pessoas participaram das atividades no Feital, onde puderam obter informações sobre a doença, forma de prevenção e tratamento, além de realizar o “teste do calcanho”. A unidade tem 360 pessoas cadastradas para o teste de rastreamento e a Secretaria estima que, destes, 30 deverão constatar a doença.

O resultado do teste sai na hora e, em caso de diagnóstico positivo, o portador de osteoporose é encaminhado para o exame de densitometria óssea, para verificar o grau em que se encontra da doença. O acompanhamento pode ser realizado na rede de saúde.

“A osteoporose é considerada como um grave problema de saúde pública e está para a fratura do fêmur como a hipertensão está para o derrame cerebral ou para o infarto”, explicou a médica Sonia Maria Martins, coordenadora da Estratégia Saúde da Família.

O receio de pertencer ao grupo dos portadores desta doença fez com que Georgina Gomes Claro, de 68 anos, aceitasse o convite das agentes comunitárias de saúde que estiveram na sua casa falando das atividades realizadas na Unidade do Feital na Campanha de Combate e Prevenção à Osteoporose. Depois de assistir a uma palestra realizada pela doutora Sonia e responder a um questionário sobre suas condições de saúde, o teste do calcanho de Georgina levou cerca de cinco minutos para apresentar o resultado negativo. “Graças a Deus! Estou muito feliz por não ter esta doença! Estava preocupada porque sinto dores no corpo”, comemorou.

Georgina reconhece que deveria fazer atividades físicas, mas garante que faz acompanhamento médico e cuida da alimentação. Mas apenas cuidar das netas não é considerado exercício, porque não proporciona o fortalecimento dos músculos do corpo. Este fortalecimento colabora na distribuição equilibrada do peso e movimentos e dificulta a fratura nos ossos.

A osteoporose não apresenta sintomas até que aconteçam as fraturas ósseas. Os ossos que se quebram com maior facilidade são as vértebras, fêmur, costelas e ossos do punho. Como conseqüência das fraturas vertebrais, pode ocorrer diminuição da altura e alterações na postura, que determinam dores nas costas e deformidades da coluna, como a corcunda.

Prevenção é o melhor remédio

A principal fonte de cálcio na dieta alimentar é o leite e seus derivados, como queijo, iogurte, requeijão e outros. Também está presente em vegetais como espinafre, agrião, brócolis e couve-manteiga. A vitamina D favorece a formação óssea e facilita a absorção intestinal do cálcio. Ela é sintetizada na pele pela ação dos raios solares ultravioleta e sofre transformações no fígado e rins para transformar-se em sua forma ativa – daí a importância da exposição ao sol nos horários da manhã, até as 10h e após as 15h. A regularidade nas atividades físicas é outro fator fundamental, assim como a realização de consultas médicas para diagnóstico precoce.

É importante evitar os fatores de risco, como o consumo abusivo de café e álcool, tabagismo e sedentarismo. Outros fatores de risco: uso de medicamentos corticóides, mulheres de raça branca e menopausa.

Na sexta-feira, uma peça de teatro, Osteoporose, e um baile serão realizados para comemorar o encerramento da Campanha de Prevenção e Combate à Osteoporose na Unidade do Jardim Feital.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.