NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeito de Mauá anuncia oficialmente estudo para urbanização do Chafic
PRÓXIMA NOTÍCIA
Prefeitura apoia caminhada contra o câncer de mama
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/10/2011 | Cidade
Osteoporose é tema de campanha na UBS da Vila Assis
Osteoporose é tema de campanha na UBS da Vila Assis População da Vila Assis e imediações poderá aferir risco de fratura em decorrência da Osteoporose. (Foto: Evandro Oliveira/PM)
População da Vila Assis e imediações poderá aferir risco de fratura em decorrência da Osteoporose. (Foto: Evandro Oliveira/PM)
Os riscos, controle e prevenção serão assuntos abordados durante a realização da Semana contra a Osteoporose, organizada pela Secretaria de Saúde, na Unidade Básica da Vila Assis, nos dias 24 (segunda-feira), das 12h às 16h e de 25 a 27 (terça a quinta-feira), das 8h às 16h. A atividade deve reunir 320 usuários do serviço, que abrange uma população predominantemente idosa. Por este motivo, o público-alvo são mulheres com mais de 50 anos que já passaram pela menopausa e homens com mais de 60.

“A osteoporose é uma epidemia silenciosa e representa um grave problema de saúde pública, que leva a uma fragilidade óssea e aumenta o risco de fraturas, levando a uma perda da qualidade de vida dos pacientes e familiares. A doença é a principal causa de fraturas em mulheres na pós-menopausa e idosos”, afirmou o secretário de Saúde, Paulo Eugenio Pereira Júnior. “Todas as 21 unidades de saúde contam com profissionais aptos para atender os portadores de osteoporose e orientar sobre como organizar a casa de forma segura para evitar quedas e fraturas”, afirmou a coordenadora do Programa Saúde da Família, Sonia Maria Martins.

Os usuários da UBS da Vila Assis assistirão a palestras desenvolvidas por profissionais da Secretaria e poderão realizar o “teste de calcanho”, que identifica o risco de fratura do paciente. A partir deste resultado, é possível verificar se a massa óssea está adequada, se está na fase da osteopenia, que precede o estágio mais avançado da perda de cálcio, ou se já atingiu a osteoporose. O resultado do teste sai na hora e, em caso de diagnóstico positivo, o portador da osteoporose passará por avaliação do clínico geral da Unidade que encaminhará para o exame de densitometria óssea, preciso para verificar o grau em que se encontra da doença.

“Há um custo social nos acidentes relacionados à osteoporose, como os custos de internação, a reabilitação fica comprometida e há um grande sofrimento, por isso é tão importante reconhecer precocemente a perda de massa óssea para prevenir o estágio avançado da doença”, explicou a coordenadora da Unidade, Sueli Guardabassio.

Uma equipe multiprofissional estará envolvida nas atividades realizadas na próxima semana. A osteoporose não apresenta sintomas até que aconteçam as fraturas ósseas. Os ossos que se quebram com maior facilidade são as vértebras, fêmur, costelas e ossos do punho. Como conseqüência das fraturas vertebrais, pode ocorrer diminuição da altura e alterações na postura, que determinam dores nas costas e deformidades da coluna, como a corcunda. Prevenção é o melhor remédio.

Serviço:
Unidade de Saúde da Vila Assis - Avenida Assis Brasil, 591 – Vila Assis Brasil – Fone: 4555-8712.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.