NOTÍCIA ANTERIOR
Tufão Wipha atinge costa oriental da China
PRÓXIMA NOTÍCIA
Osama Bin Laden declara guerra santa contra governo paquistanês
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/09/2007 | Internacional
Osama Bin Laden declara guerra santa contra governo paquistanês
O chefe da Al Qaeda, Osama Bin Laden, declarou a guerra santa contra o governo do presidente paquistanês Pervez Musharraf, aliado dos Estados Unidos, em mensagem de áudio difundida nesta quinta-feira, segundo o Grupo de Inteligência SITE que monitora os sites islamitas na Internet.

"É uma obrigação para os muçulmanos do Paquistão empreender a Jihad (guerra santa) e combater para derrubar Pervez, seu governo, seu Exército e todos os que vão em sua ajuda", declara uma voz atribuída a Bin Laden.

O líder da Al Qaeda anunciou ainda a intenção de sua organização de vingar o sangue derramado pelos "campeões do Islã", segundo o SITE.

Aliança - O general Musharraf é aliado dos Estados Unidos na luta contra o terrorismo e está há muito tempo na mira da Al Qaeda. Ele se uniu ao governo americano para derrubar no fim de 2001 o regime talibã que abrigava Bin Laden no Afeganistão.

Sob pressão dos Estados Unidos, o Paquistão intensificou há dois meses as operações contra os combatentes islamitas que ocupam as zonas tribais do noroeste do país, sejam eles paquistaneses ou estrangeiros.

Braço direito - Hoje também foi divulgado na Internet um vídeo em que aparece o número dois da rede terrorista Al Qaeda, o médico egípcio Ayman al-Zawahiri.

Na gravação ele pediu aos habitantes do norte da África que "livrem o Maghreb dos filhos de franceses e espanhóis", e fez ameaças ao presidente do Paquistão, antecipando a declaração de guerra de Bin Laden que seria anunciada em um vídeo posterior.

Al-Zawahiri faz alusão à invasão da Mesquita Vermelha da capital do Paquistão, Islamabad, em julho deste ano pelo Exército paquistanês, que era desafiado pelos radicais islâmicos do templo.

"A morte de Abd al-Rashid Ghazi (o clérigo líder da mesquita) e seus estudantes, homens e mulheres (...), transformou o Exército paquistanês em desprezível. Tem que ser punido por isto", disse Al-Zawahiri.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.