NOTÍCIA ANTERIOR
Direto do túnel do tempo
PRÓXIMA NOTÍCIA
No famoso bairro, os pastéis de Belém
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/04/2009 | Turismo
Os encantos de Sintra
Os portugueses brincam que o inverno costuma passar o verão em Sintra, cidade serrana distante a apenas 15 quilômetros a Oeste de Lisboa. Sintra, realmente é um lugar para se sentir. Parece que Deus esculpiu a natureza de forma única e sublime. Castelos exóticos se encravam entre as montanhas. A vila de casas antigas e ruas estreitas dá o clima romântico ao lugar, que não pode deixar de ser visitado.

A melhor maneira de conhecer a serra de Sintra é de carro, por meio de estrada que corta toda a região entre construções históricas, bosques e a vila. A cidade parece um conto de fadas. O turista deve tirar pelo menos um dia todo para conhecer o lugar. Existe também a possibilidade de chegar de ônibus convencional, que sai de Lisboa para Sintra diariamente.

A cidade lembra Campos do Jordão, tradicional refúgio de inverno do paulistano na Serra da Mantiqueira.

Entre as atrações do lugar, o parque e o Palácio da Pena são endereços certos de quem pisa pela primeira vez lá. É considerado o mais importante polo da paisagem cultural da cidade, classificada como patrimônio mundial. Houve um reflorestamento de mais de 4.000 espécies nativas.

O ônibus 434, concentrado na estação do centro histórico, faz o circuito Vila-Palácio de Pena, que o visitante pode utilizar apenas uma vez ao dia. O custo da passagem é 4 euros (R$ 12).

Na expressão máxima do romantismo do século 19, o Palácio de Pena foi erguido por dom Fernando de Saxe Coburgo-Gotha, anexo às ruínas de um mosteiro da ordem de São Jerônimo.

A muralha de pedra que compõe o Castelo dos Mouros é outro atrativo do século 9. Também merecem visita o Palácio Nacional de Queluz, também conhecido como Pequeno Versalhes, erguido para servir de residência à Família Real, que partiu para o Brasil em 1807, após a invasão francesa.

Imagens do Atlântico e do estuário do Rio Tejo podem ser vistas do alto de Sintra.

Depois de tanto subir e descer nos luxuosos palácios, a ordem é aproveitar para compras de artesanato na vila, como os tradicionais galinhos de Barcelos (símbolo nacional) e peças de cerâmica portuguesa.

Assim como em Belém, Sintra é famosa pelos travesseiros (doce de massa folhada com recheio de amêndoas, gema de ovos e açúcar). O tradicional doce é vendido na Piriquita, fábrica de queijadas. O segredo da receita também é passado de mãe para filha há, pelo menos, 150 anos.

Cascais - A praia dos portugueses está a cerca de 20 minutos de Lisboa, fica entre Sintra e Oeiras. A Oeste a costa é banhada pelo Oceano Atlântico, na famosa Estoril.

É o mais cosmopolita dos balneários da região próxima à Lisboa. O lugar possui lojas de grifes, lugares da moda e gastronomia rica, que reúne vários restaurantes com cozinha internacional, além, é claro, dos pratos de frutos do mar e peixes.

Por Elaine Granconato - Diário do Grande ABC / Enviada a Portugal
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.