NOTÍCIA ANTERIOR
Os bens materiais tombados de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
A literatura em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/09/2016 | Cidade
Os bens imateriais tombados em Mauá
Os bens imateriais tombados em Mauá Corporação Musical Lyra de Mauá. Foto: Prefeitura Municipal de Mauá
Corporação Musical Lyra de Mauá. Foto: Prefeitura Municipal de Mauá
No post anterior vimos quais são os bens materiais tombados de Mauá. Neste conheceremos os bens imateriais da cidade. Confira a lista:

Acesse o artigo original em www.pajuamigo.com

1) Orquestra de Violeiros

Com 26 anos de existência, a Orquestra de Violeiros de Mauá é famosa por valorizar a música sertaneja de raiz e religiosa. Composta por voluntários de ambos os sexos e com idade entre 13 e 78 anos, o grupo se apresenta em festas populares, missas e teatros de todo interior paulista. Desde 2008, a data de sua fundação ficou conhecida como o Dia da Orquestra de Violeiros de Mauá.

2) Corporação Musical Lyra de Mauá

É o grupo cultural imaterial mais antigo e premiado de Mauá. Com 82 anos de atividade, a agremiação tem como missão a inclusão social de jovens de baixa renda em uma atividade cultural. A Corporação oferece, além de aulas gratuitas de música, curso de ballet, jazz, ginástica e expressão corporal. O grupo já ganhou diversos prêmios em festivais, campeonatos e ações sociais. Foi tombada em 13 de julho de 2010.

3) Samba-lenço

O Samba-lenço de Mauá é o único grupo do gênero no Brasil. A dança de origem africana é uma importante expressão de resistência cultural por sua raiz negra, sua religiosidade e pela identidade totalmente popular. Criada em 1950, apenas 20 anos depois fez sua primeira apresentação pública, em um evento cultural promovido pela Secretaria de Cultura de Mauá. O grupo tem esse nome pois as mulheres integrantes acenam com um lenço para os homens e assim inicia-se a dança.

4) Catira de Áz de Ouro

Oriunda do folclore brasileiro do início do século XX, a dança rural feita por sapateadores e batedores de palma é historicamente associada à ocupação do interior do país. Para comemorar a colheita ou por motivos religiosos, boiadeiros, tropeiros e trabalhadores rurais cantavam, dançavam modas de violas. Essa manifestação cultural chegou à Mauá trazida de Minas Gerais por um pedreiro que se mudou para a cidade e difundiu essa arte.

ACESSE: www.pajuamigo.com


Por Fabiane Mariano - www.pajuamigo.com
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.