NOTÍCIA ANTERIOR
Jovem é acusada de matar mãe e irmãos a tiros e facadas nos EUA
PRÓXIMA NOTÍCIA
Greve em aeroportos da Alemanha cancela 300 vôos
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/03/2008 | Internacional
Orçamento do Exército chinês aumentará 17,6% em 2008
O orçamento do Exército chinês aumentará 17,6% em 2008, numa comparação com o ano passado, anunciou o porta-voz do Parlamento, que se reúne a partir de quarta-feira em Pequim durante duas semanas.

O Orçamento, que progrediu em proporção similar em 2007 (+17,8%), chegará a 417,769 bilhões de iuanes – US$ 57,220 bilhões - este ano, segundo Jiang Enzhu, porta-voz da Assembléia Nacional Popular (ANP, Parlamento).

Jiang ressaltou novamente que o gasto militar da China aumenta de forma proporcional ao crescimento econômico.

"A construção do Exército chinês acompanha o desenvolvimento da economia e da sociedade chinesas".

O porta-voz insistiu ainda no aspecto defensivo da política militar chinesa, que tem como objetivo "preservar a independência de China, sua soberania, sua integridade, e não representa nenhuma ameaça para os demais países".

China: relatório do Pentágono pode afetar relações com EUA

A China afirmou nesta terça-feira que um relatório sobre seu poderio militar elaborado pelo Departamento de Defesa americano constitui uma "grave distorção dos fatos" e pode afetar as relações entre os dois países.

"O relatório do Pentágono constitui uma grave distorção dos fatos e uma tentativa de interferência nos assuntos internos da China", afirmou em Pequim o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Qin Gang.

"A China é absolutamente contra e enviou um protesto formal aos Estados Unidos (...) isto não é nada bom para as relações bilaterais", acrescentou. "Pedimos aos Estados Unidos que abandonem sua mentalidade de guerra fria e a ter uma compreensão correta da China e seu desenvolvimento".

O relatório anual do Pentágono sobre a China questiona a falta de transparência na expansão militar do país asiático e os riscos que isto representa para a estabilidade regional e internacional.

"A expansão e a melhoria da capacidade militar da China estão modificando o equilíbrio militar no Extremo Oriente. A melhoria da capacidade estratégica da China tem implicações que vão além da região Ásia-Pacífico", acrescenta o informe.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.