NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeitura presta contas e discute futuro no Parque São Vicente
PRÓXIMA NOTÍCIA
Unidades de São Bernardo e Mauá serão visitadas
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/08/2011 | Cidade
Oratório recebe Orçamento Participativo e população já percebe as melhorias no bairro
“Acho que a gente precisa de área de lazer”, afirmou Gabriel Barbosa, 12 anos, morador na rua Rondônia, durante a plenária do Orçamento Participativo (OP), realizado pela Prefeitura no Jardim Oratório. O pedido do jovem já está contemplado no projeto do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, que teve as obras iniciadas no bairro. Os encontros do OP são espaços democráticos onde a população e as lideranças comunitárias defendem suas opiniões, dão sugestões e recebem uma diversidade de serviços públicos e, principalmente, conversam diretamente com o prefeito Oswaldo Dias e os secretários municipais. “O governo tem que ter coragem, vir a público e discutir as propostas para o desenvolvimento da cidade”, afirmou Dias.

O Jardim Oratório entra numa nova fase. Os projetos apresentados em 2003 para a localidade tomam forma neste momento, com a urbanização do bairro com recursos do PAC, além das obras do Dersa para construção da extensão da avenida Jacu-Pêssego até à Papa João XXIII. “São $ 60 milhões em investimentos para um projeto que apresentamos em 2003, mesmo com a catástrofe econômica que enfrentamos sendo a décima cidade mais pobre. Nosso desafio é encontrar uma saída para as dificuldades e avançar na questão social”, explicou Oswaldo Dias.

Dias detalhou as novas obras na cidade, obtidas com a melhor administração dos recursos públicos e parcerias. Ele citou o PAC I e II, urbanização do Jardim Cerqueira Leite, Morro do Chafic e outras áreas de risco, conclusão do sistema viário, duas novas escolas entregues, quatro Unidades de Pronto-Atendimento que em breve serão inauguradas e outras. O prefeito estima que em médio prazo, aproximadamente oito ou dez anos, a cidade esteja com suas contas em ordem. “Nós não fizemos dívidas, só pagamos. Cerca de 20% do orçamento municipal está comprometido com o pagamento de dívidas de outros governantes da cidade”, calculou.

No momento do debate, Mário, Luiz, João, Cristiane e muitos outros moradores e líderes comunitários tiraram suas dúvidas sobre as obras e apresentaram sua visão da realidade do bairro. A população pode aproveitar o dia de sol para circular pelas tendas com os serviços municipais e realizar aferição de pressão e glicemia, receber orientações sobre nutrição, prevenção de doenças e combate a dengue, regularização fundiária, tirar carteira de trabalho, entre outros.

A equipe de técnicos das secretarias de Habitação e Obras Públicas estará, na próxima terça-feira (9), às 19h, no mesmo local, próximo à Unidade de Saúde do Jardim Oratório, para esclarecer a população sobre a urbanização do bairro.

Gabriel e o pai, conhecido por Zé Grandão, saíram satisfeitos da reunião para voltar para casa e continuar a reforma que família está fazendo. O bairro vai ficar de cara nova e isso está incentivando os moradores a investir nas moradias, o que também aquece o comércio local e gera mais empregos.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.