NOTÍCIA ANTERIOR
Monumentos de Mauá carecem de manutenção da Prefeitura
PRÓXIMA NOTÍCIA
UBS da Vila Carlina é entregue completamente renovada
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/06/2016 | Cidade
Opositores históricos ao PT decidem apoiar projeto de reeleição de Donisete
A eleição de outubro será diferente para o PT de Mauá, que tentará reeleger o prefeito Donisete Braga. Figuras que historicamente estiveram no campo da oposição ao partido em pleitos passados decidiram subir no palanque do petismo e ajudar a sigla na busca pelo terceiro mandato consecutivo à frente do Paço – Oswaldo Dias foi prefeito entre 2009 e 2012 (também chefiou a cidade de 1997 a 2004) e Donisete foi eleito há quatro anos.

A principal adesão de ex-oposicionistas ao projeto do PT mauaense é a do vereador Alberto Betão Pereira Justino (PTB), provável candidato a vice na chapa de Donisete. Parlamentar em quinto mandato, Betão sempre cultivou postura crítica ao PT e integrou grupos políticos opostos aos petistas. Em 2006, foi superintendente da Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) no governo de Leonel Damo (PMDB, 2005-2008). No pleito de 2012, buscou a reeleição em chapa que tinha o ex-vereador Irmão Ozelito (SD) como prefeiturável.

Fato que marcou sua posição contrária aos petistas de Mauá ocorreu em 2008, quando, então presidente da Câmara, conduziu uma sessão tumultuada que culminou com a rejeição das contas de 2004 de Oswaldo. Situação essa que quase inviabilizou a candidatura à reeleição do petista, que conseguiu reverter na Justiça.

Outro nome que integrava a ala oposicionista, então encabeçada por Leonel, é o vereador Chiquinho do Zaíra (PTdoB). Em 2008, foi candidato indicado pelo governo Leonel à sucessão – perdeu para Oswaldo. Quatro anos mais tarde também estava no palanque de Ozelito, outro adversário do PT. As críticas de Chiquinho ao petismo foram deixadas de lado no ano passado, quando foi nomeado como secretário de Planejamento Urbano. Na ocasião, anunciou apoio ao projeto de reeleição de Donisete. Recentemente, desligou-se do comando da Pasta, mas emplacou sucessor no setor.

A mais recente mudança de postura partiu da vereadora Sandra Vieira (ex-PMDB, hoje PTdoB). Ex-secretária de Saúde na gestão Leonel e então aliada da ex-deputada estadual Vanessa Damo (PMDB) – apoiou a peemedebista em 2012 –, a parlamentar fechou, em março, apoio ao governo petista e, em troca, indicou cargo no primeiro escalão.

Por Júnior Carvalho - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.