NOTÍCIA ANTERIOR
Morre em São Paulo o senador Romeu Tuma
PRÓXIMA NOTÍCIA
Rodovias têm tráfego normal em São Paulo
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/10/2010 | Geral
Oposição em SP vai buscar assinaturas para CPI do Metrô entre partidos da base de Lula
Embora minoria na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo), a oposição ao governo de Alberto Goldman (PSDB) pretende buscar entre os partidos aliados ao governo federal as assinaturas necessárias para emplacar a CPI do Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo). A intenção dos parlamentares é investigar possíveis irregularidades na licitação da Linha 5 (Lilás), colocada sob suspeita após reportagem do jornal Folha de S.Paulo revelar que o resultado já era conhecido há seis meses. A licitação foi aberta quando José Serra, candidato à Presidência, ainda era governador do Estado.

O pedido foi protocolado nesta terça-feira (26) pelo deputado estadual Major Olímpio (PDT) e, segundo ele, o documento já tinha dez assinaturas até o fim da sessão de ontem. Para conseguir que a comissão seja instalada, ele precisa juntar o número mínimo de 32 adesões entre os 94 membros da Casa. Juntos, porém, a oposição soma apenas 24 deputados.

A aposta de Olímpio é conseguir o apoio de deputados que não conseguiram se eleger e também daqueles que pertencem a partidos alinhados com o governo estadual em São Paulo, administrado pelo PSDB, mas que também compõem a base de apoio do governo petista no âmbito nacional. O pedetista cita o PMDB, o PSB e o PR como exemplos.

- Vou buscar assinatura entre todos os deputados. Com a eleição temos um novo ajuntamento de alianças e não teremos problemas em conseguir as 32.

Após a notícia, o governo de São Paulo mandou suspender o contrato e Goldman pediu a abertura de uma investigação no Ministério Público Estadual para que se apure a denúncia.

Segundo Serra, é preciso uma investigação para apurar um possível acordo entre as construtoras. O candidato, porém, eximiu-se da responsabilidade e declarou que o processo ocorreu depois que ele deixou o cargo no governo.

Olímpio, que nega interesse eleitoral no pedido de CPI, diz que a reação de Serra já era esperada.

- Nunca é com ele. O Paulo Preto [ex-diretor da Dersa suspeito de fugir com dinheiro da campanha tucana] ele não conhecia. Agora ele vai jogar nas costas do Goldman e vai dizer que é questão eleitoral.

Por Thiago Faria - R7
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.