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DATA DA PUBLICAÇÃO 26/06/2011 | Economia
Operadoras criam pacotes turísticos só para compras
Cartazes avisando que os vendedores falam português são cada vez mais comuns nos centros de compras dos Estados Unidos. O tráfego de brasileiros nos outlets e magazines no exterior cresceu tanto que o turista local é tratado como realeza no comércio. Percebendo essa tendência, as agências de turismo se preparam para atender especificamente às demandas da clientela: criaram pacotes em que passeios e atrações são praticamente ignorados em favor das liquidações e descontos.

De olho no aumento do poder de compra do consumidor brasileiro, a CVC já oferece dois destinos exclusivos para compras: Miami e Buenos Aires. Em Nova York, a empresa montou um pacote em que a visita ao outlet Woodbury, a uma hora e meia de ônibus de Manhattan, divide a lista de passeios com o Empire State Building e a Estátua da Liberdade. Agências ao redor do país oferecem o pacote para a Black Friday, durante o feriado de Ação de Graças, em novembro - tradicional período de descontos do varejo americano.

Todas as semanas, a CVC leva 15 passageiros por semana para Miami no pacote dedicado às compras, vendido a R$ 3.646 (US$ 1.588). Segundo Valter Patriani, presidente da operadora de turismo, boa parte da demanda pelos descontos está disfarçada nas viagens de lazer.

– Se fosse contabilizar mais corretamente, diria que pelo menos 200 pessoas viajam semanalmente tendo as compras como objetivo principal.

A empresa levou 500 mil turistas brasileiros ao exterior em 2010, e prevê uma alta de 10% para este ano.

Com o real valorizado, aumentou a percepção da diferença entre os preços praticados no Brasil e no exterior. Além do fator cambial, outro elemento econômico ajuda a evidenciar a vantagem da compra de determinados produtos fora do país: a carga tributária. Os perfumes importados pagam tributos de 78% no mercado nacional, de acordo com o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário). Outros itens prioritários na lista dos viajantes, como bebidas alcoólicas e relógios, têm carga tributária da ordem de 60%.

Por R7
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