NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá terá palestras e atividades culturais no mês da Consciência Negra
PRÓXIMA NOTÍCIA
Trabalho do Núcleo de Prevenção às Violências de Mauá é exposto em Brasília
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/11/2011 | Cidade
Operação do sistema de transportes com duas empresas completa um ano
Operação do sistema de transportes com duas empresas completa um ano As duas empresas operam em toda a cidade: concorrência tem objetivo de gerar melhores serviços. (Foto: Evandro Oliveira/PM)
As duas empresas operam em toda a cidade: concorrência tem objetivo de gerar melhores serviços. (Foto: Evandro Oliveira/PM)
Neste último domingo (6/11), completou um ano que o Sistema Municipal de Transportes de Mauá é operado não por uma, mas por duas empresas. O modelo era previsto em uma lei municipal, cujo objetivo era garantir que a concorrência gerasse uma melhor qualidade de serviços para a população. Na prática, porém, a lei não era aplicada: os dois lotes em que as linhas de ônibus foram divididas eram operados pelo mesmo grupo.

Há um ano, no sábado, eles foram finalmente divididos, com o início da operação da nova empresa. De lá para cá, a avaliação da maior parte dos usuários é de que o sistema melhorou: a renovação da frota chegou a 85%, com 170 ônibus zero quilômetro dos 200 que circulam na cidade. Todos os veículos têm acessibilidade e são equipados com dispositivo de GPS, que permite à fiscalização e aos usuários encontrá-los em tempo real pela internet. O número de reclamações diminuiu.

Dois corredores tronco-alimentados foram criados: um na avenida Castelo Branco, ligando o Centro de Mauá ao Jardim Zaíra; outro na avenida Barão de Mauá, ligando o Jardim Itapeva à região central. Além dos ônibus convencionais, esses corredores também são operados por linhas expressas, que não param nos pontos ao longo da viagem.

Com o Cartão DaHora, o sistema agora está integrado: o usuário que pagou com o cartão pode descer de um ônibus e tomar outro em qualquer ponto da cidade sem arcar com nova passagem.

Mesmo com todas as mudanças, contudo, há consciência, na Prefeitura, de que ainda há muito o que melhorar. Um conjunto de regras que prevê notificação e multa em caso de atrasos na viagem está vigorando, e a Prefeitura discute com o Governo do Estado a integração do sistema municipal com o trem e com os ônibus intermunicipais. O objetivo é evitar a sobreposição de linhas e garantir que o usuário tenha descontos em viagens mais longas.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Renato Moreira, outras novidades virão. “Mais ônibus novos vão entrar em circulação nos próximos meses e estamos estudando a criação de outras linhas.”

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.