NOTÍCIA ANTERIOR
Ônibus são incendiados em Mauá, na Grande São Paulo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Após caos, transporte é normalizado em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 21/10/2013 | Cidade
Ônibus de Mauá serão escoltados pela polícia nesta segunda-feira
Ônibus de Mauá serão escoltados pela polícia nesta segunda-feira Neste domingo, ônibus queimados (ao fundo) ainda estavam perto do Terminal do Guapituba. Foto: Rodrigo Pinto
Neste domingo, ônibus queimados (ao fundo) ainda estavam perto do Terminal do Guapituba. Foto: Rodrigo Pinto
Secretário de Mobilidade Urbana diz que objetivo da medida é garantir integridade de passageiros, motoristas e cobradores

Os 50 ônibus da empresa Suzantur que começaram a operar em Mauá neste sábado (19/10), após a Prefeitura romper o contrato com Viação Cidade de Mauá e a Leblon Transporte de Passageiros, serão escoltados pela Polícia nesta segunda-feira (21/10). O secretário de Mobilidade Urbana, Paulo Eugênio, disse que a medida visa garantir mais segurança aos passageiros, motoristas e cobradores.

Na madrugada deste sábado, quatro ônibus d empresa Suzantur foram queimados e outros três depredados, por volta das 6h, no Jardim Guapituba e no Jardim Itapark.

De acordo com o secretário, o prefeito Donisete Braga (PT) se reuniu com o comando das polícias Civil e Militar para pedir reforço no patrulhamento. “Haverá uma operação nesta segunda-feira e, por isso, os ônibus serão escoltados. É preciso garantir a ordem no sistema de transporte”, afirmou.

Invasão - Para romper o contrato, a Prefeitura argumentou a inidoneidade das empresas Viação Cidade de Mauá e Leblon, que operavam o sistema e são acusadas de promover uma invasão no sistema de dados de bilhetagem eletrônica, gerenciada por outra empresa, a PK9.

As empresas entraram com pedidos de liminares, mas a Prefeitura vai manter o contrato emergencial com a Suzantur. “Juntamente com a rescisão, a Prefeitura abriu um processo administrativo que visa a licitação que contratará nova empresa para operar o sistema”, afirmou Paulo Eugênio.

A intenção é que a Prefeitura retome e passe a ter responsabilidade e controle do sistema, hoje na mãos da iniciativa privada. Até novembro, Donisete enviará para a Câmara projeto que cria a MauáTrans, que vai gerenciar o transporte público.

O secretário afirmou que essas empresas que operavam o transporte não estão acostumadas com esse tipo controle, no qual a Prefeitura é a gestora. “Uma das empresas consegue operar com liminar e a outra opera mal o sistema”, avaliou Paulo Eugênio, ao acrescentar que a mudança no sistema trará melhorias como reformas de terminais e transporte com mais qualidade.

Críticas – Moradores na região do Terminal do Guapituba, onde os ônibus foram queimados, se mostraram surpresos com o ocorrido.

“Ouvimos um barulho forte na madrugada do sábado. Pensamos que era um acidente de carro e só depois viemos saber que eram ônibus que estavam sendo queimados. Acho que deve ser gente ligada às outras empresas de ônibus. Isso é o que todo mundo está falando no bairro”, disse a moradora Luciana Rodrigues.

A usuária de ônibus na cidade Pâmela Muniz disse que o vandalismo prejudica os passageiros. “É menos ônibus nas ruas”, resumiu.

A moradora Alexandra Galdino disse que um dia antes do vandalismo no sábado, recebeu telemarketing do prefeito Donisete informando sobre a troca dos ônibus. A assessoria de imprensa confirmou a campanha de divulgação feita na sexta-feira (18/10) para esclarecer a população sobre a mudança no transporte.

Por Gislayne Jacinto - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.