NOTÍCIA ANTERIOR
Lei estabelece que renda familiar será critério de desempate em vestibular
PRÓXIMA NOTÍCIA
Reorganização gera protestos e dúvidas em Diadema e Santo André
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/11/2015 | Educação
ONG que aplica o SAT divulga novas datas de exames adiados no Brasil
Em 10 dos 16 locais de prova do país, exame do último sábado foi adiado.

Problema foi no serviço de entrada e entrega das provas no país, diz ONG.


A College Board, ONG que aplica no mundo inteiro as provas do SAT (sigla para Scholastic Aptitude Test), anunciou as novas datas da aplicação do exame de novembro no Brasil. A prova, que é obrigatória para a admissão de estudantes nas universidades dos Estados Unidos, seria realizada no último sábado (7) e domingo (8) em 16 colégios brasileiros, mas, na sexta-feira (6), elas foram adiadas em dez deles.

Funcionários de escolas ouvidos pela equipe de reportagem disseram que o problema ocorreu porque algumas caixas com as provas teriam ficado retidas na alfândega. Ao G1, a assessoria de imprensa do Serviço de Testagem Educacional (ETS, na sigla em inglês), afirmou que o motivo do adiamento foi exterior à organização do exame. A ETS é a organização privada que desenvolve e administra o SAT, assim como outros exames, como o Toefl, para a College Board.

"Apesar de todos os nossos esforços, uma questão fora do controle da College Board ou da ETS, envolvendo interrupções no serviço no ponto de entrada e entrega dos materiais de teste para a aplicação do SAT de 7 de november individualmente para os centros de teste no Brasil, resultou em um adiamento do exame", diz a nota da ETS.

Até a tarde desta segunda-feira (9), o único local de provas que ainda não havia definido a nova data do SAT era a Escola Americana de Belo Horizonte.

Procurada pelo G1 na tarde de sexta-feira, a Receita Federal em Brasília e no Rio informou que estava verificando se houve de fato algum problema com a liberação das provas. Segundo apuração do SPTV, as caixas ficaram retidas na alfândega.

De acordo com Maria Cecília Pastorelli, supervisora do SAT na Escola Internacional Sociesc, em Joinville, a prova deste sábado foi adiada no local e deve ser aplicada, a princípio, em 21 de novembro. Esta é a segunda vez que o colégio catarinense aplica o exame, e que, na edição realizada em outubro, a caixa que continha as provas chegou com cerca de um mês de antecedência.

Ela afirmou que, nesta edição, a organização do exame mudou a forma de envio das provas. "Antes era uma caixa com fita adesiva lacrada. Agora é uma caixa com cadeado. Os centros só recebem a senha no dia da prova", disse a educadora.

"Alguns centros de teste receberam as provas normalmente, em outros elas ficaram retidas na Receita Federal", explicou ela. O colégio recebeu, na tarde desta sexta, a confirmação de que a caixa com as provas já foi liberada, e deveria chegar ao local nesta segunda.

Entenda o SAT
O SAT é aplicado pela organização governamental College Board. Os organizadores anunciaram no ano passado que a prova, que é uma espécie de Enem americano ganharia nova metodologia para 2016 e passaria a exigir dos alunos maior capacidade de análise e entendimento dos textos. O teste também incluirá mais questões com aplicação direta no mundo real.

Segundo a instituição, todos os testes terão alguma menção aos documentos fundadores dos EUA, como a Declaração de Independência. A redação se tornará opcional e vai exigir que os estudantes leiam um texto e expliquem como o autor construiu um argumento.

Outras mudanças incluem oferecer uma versão computadorizada da prova, não tirar mais pontos por cada resposta errada e restringir o uso de calculadora apenas a partes específicas do exame.

Além disso, palavras obscuras do vocabulário devem ser substituídas por outras que são usadas mais frequentemente nas salas de aula e nos ambientes de trabalho, e a prova de matemática se concentrará em tópicos que sejam importantes para “o sucesso na universidade e na carreira”.

Um dos exemplos de questões divulgadas pelo College Board pede que os estudantes calculem quanto custaria uma viagem dos EUA para a Índia convertendo dólares para rúpias.

Outra questão exige que os estudantes utilizem o resultado de uma pesquisa eleitoral para responder a questões.

O SAT (sigla para Scholastic Aptitude Test) já foi predominante como sistema de admissão, mas foi superado em popularidade pelo ACT (American College Testing), que também é utilizado. Nesse outro exame, a redação já é opcional, e versões computadorizadas já estão em fase de teste com 4 mil estudantes.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.