NOTÍCIA ANTERIOR
Papa pede cessar-fogo na Faixa de Gaza
PRÓXIMA NOTÍCIA
Israel anuncia em panfletos que vai intensificar ataques em Gaza
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/01/2009 | Internacional
Onda de frio se agrava na Europa
A onda de frio que há vários dias castiga a Europa fez novas vítimas fatais nesta quinta-feira, agravando-se ainda mais nos países afetados pelo corte do abastecimento do gás russo, causado pela crise com a Ucrânia.

Na Polônia, seis pessoas morreram de frio desde a última quarta-feira. Com elas, chega a 23 o número de vítimas fatais desde o fim de semana passado. Segundo dados das autoridades de Varsóvia, já chega a 82 o número de pessoas mortas por hipotermia desde 1º de novembro de 2008.

Na Ucrânia, o ministério de Situações de Emergência contabiliza pelo menos cinco mortos pelo frio, mas reconheceu não dispor de informações sobre todo o país, onde as temperaturas atingiram -20°C. Para piorar, a Rússia cortou o fornecimento de gás para os ucranianos no dia 1º de janeiro, em decorrência da falta de acordo entre as companhias gasíferas das duas nações.

Na Alemanha, duas pessoas foram encontradas mortas nesta quinta-feira, elevando para três o número de vítimas do frio no país.

Em vários países do sul da Europa, o frio excepcional piorou ainda mais os problemas causados pela interrupção, na quarta-feira, do fornecimento do gás russo que transita pelo território ucraniano.

Na Bósnia (que importa da Rússia todo o gás que consome), Sarajevo ficou debaixo de neve pelo terceiro dia consecutivo, com temperaturas de -7 graus centígrados pela manhã.

A capital bósnia é a cidade mais afetada até agora pelo conflito do gás entre Moscou e Kiev, já que a maioria de seus 400 mil habitantes usa o gás para a calefação de suas casas. Cerca de um terço da população de Sarajevo continuava sem aquecimento nesta quinta-feira.

Bastante prejudicado pelo corte do sistema de calefação, o zoólogico da capital búlgara, Sofia (o maior e mais antigo dos Bálcãs), se viu obrigado a instalar estufas para proteger a vida dos animais mais sensíveis ao frio.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.