NOTÍCIA ANTERIOR
Roteiro ecológico em Blumenau
PRÓXIMA NOTÍCIA
Santos promove festa da banana
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/10/2009 | Turismo
Oktoberfest: tradição alemã no maior circuito de cerveja
Até o dia 18 a expressão alemã Ein Prosit, interpretada como ‘um brinde'', ganha significado especial para o turismo brasileiro. Afinal, é exatamente pela razão de tais palavras que o Estado de Santa Catarina se prepara para receber mais de 700 mil pessoas durante a 26ª Oktoberfest.

O fato de a maior festa da cerveja do País ser realizada em Blumenau tem explicação. Para quem não sabe, a imigração alemã não só manteve no Brasil os traços arquitetônicos, culturais e gastronômicos de sua origem, mas também trouxe consigo os segredos daquilo que mais gostavam: a fabricação de cervejas. E é por isso que a cidade traz em sua formação a tradição pelo maior circuito de fermentados do País.

No passado, cerca de 20 cervejarias artesanais respondiam à produção caseira, abastecendo bailes e festas familiares. Com o tempo, grandes empresas começaram a absorver a produção, o que obrigou a população a buscar alternativa para reavivar sua força comercial, criando novas cervejarias diferenciadas. Ou seja, bebidas enquadradas na lei de pureza alemã, na qual os ingredientes deveriam ser limitados ao uso de água, lúpulo, malte (de cevada ou trigo) e fermento.

Sem os tão adotados conservantes e cereais não maltados encontrados em marcas industrializadas era de se esperar que a bebida rapidamente caisse no gosto popular.

Contudo, antes desse feito foi preciso tornar pública a especialidade do município. Foi assim que Blumenau criou em 1984 a ‘festa da cerveja'', baseada nos moldes alemães da tradicional Oktoberfest de Munique - considerado o maior evento do segmento desde 1810, no casamento do Rei Luis I da Baviera com a Princesa Tereza da Saxônia.

O resultado não podia ter sido melhor: cerca de 16 milhões de pessoas ao longo de 25 anos de tradição.

Além de atrair milhares de turistas de todo o País e até do Exterior, a Oktoberfest transpassa suas tradições e costumes no jeito de vestir dos moradores locais, bem como nas danças típicas folclóricas e, principalmente, na gastronomia.

Carne suína em alta - A comida alemã de fortes temperos agrada muitos paladares, especialmente o de fãs da carne suína, afinal, grande parte dos pratos oferecidos na festa mistura tal carne a outros elementos.

Esse é o caso do Kassler, iguaria muito procurada por turistas e que une costeleta de porco, salsichas branca e vermelha, purê e chucrute.

Ainda na Vila Germânica o Eisbein não fica por menos, já que diferentemente da costeleta do prato anterior, tem o joelho de porco como carro-chefe da culinária.

Para quem quiser fugir da carne de porco, o marreco assado é uma boa opção. A comida é servida com recheio, arroz, repolho roxo e purê de batata ou de maçã e pode ser encontrada nos principais restaurantes da cidade ou da Vila Germânica, onde o evento é realizado.

Delícias como churros, crepes e codornas recheadas também agradam os visitantes que desejam provar um pouco do cardápio alemão. E isso tudo é claro, seguido de muito chope gelado.

Por Eliane Quinalia - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.