NOTÍCIA ANTERIOR
Pane elétrica causa transtornos no terminal de Santo André
PRÓXIMA NOTÍCIA
Motos ainda trafegam por passarela da Imigrantes
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/04/2011 | Setecidades
Oftalmologia da FMABC terá novos serviços para tratamento de problemas de córneas
A disciplina de Oftalmologia da Faculdade de Medicina do ABC inaugura na próxima quinta-feira (28 de abril) o Setor de Anéis Intracorneanos, destinados a pacientes que precisam corrigir a curvatura das córneas que adquiriram forma de cone (ceratocone) ou que se apresentam muito deformadas, sem possibilidade de transplante de córnea ou que não se adaptam ao uso de lentes de contato. Outra novidade é a abertura do setor de Transplante de Córnea por Via Endotelial, ou seja, por dentro do olho, cuja especialidade ganhará novo professor, Dr. Victor Antunes, com especialização nos Estados Unidos.

Os dois serviços serão oferecidos a pacientes da rede pública do SUS (Sistema Único de Saúde) atendidos no Instituto dos Olhos da FMABC no campus em Santo André e integram programação que culminará com a comemoração do Dia do Oftalmologista, em 7 de maio. As atividades tiveram início em 25 de abril, às 20h, com palestra do Dr. Desiré Carlos Callegari, Secretário do Conselho Federal de Medicina e professor Regente da Disciplina de Anestesiologia da Medicina ABC.

O novo Setor de Anéis Intracorneanos promoverá jornada integral de atividades na próxima quinta-feira, com palestras pela manhã com o professor Titular da área, Dr. Halmélio Sobral Neto, seguidas à tarde de Wetlab – treinamento em olho de animal para toda a equipe da Oftalmologia da FMABC de cerca de 50 profissionais, comandados pelo professor Titular da disciplina, Dr. José Ricardo Rehder.

A ceratocone é uma alteração de origem ainda não identificada na córnea (parte externa do olho), que ao invés de manter a forma original arredondada adquire formato pontiagudo, semelhante a um cone, daí o nome da doença. Com isso, os raios luminosos que penetram no olho sofrem refração errônea e irregular, levando a uma visão distorcida e embaçada. Os pacientes geralmente apresentam graus elevados de miopia e astigmatismo. O implante de anéis intracorneanos é uma das alternativas para o problema.

Também o novo serviço de Transplante de Córnea Via Endoletial será debatido durante toda a manhã do dia 2 de maio e acompanhado à tarde pela equipe por meio de cirurgia ao vivo no CCIO (Centro Cirúrgico do Instituto dos Olhos) da Faculdade de Medicina do ABC. O transplante endotelial é destinado ao olho no qual só a porção mais profunda da córnea está doente e o restante está normal. Por essa técnica é possível trocar só essa camada profunda, chamada endotélio. A grande indicação para esse tipo de transplante é a distrofia endotelial da córnea (distrofia de Fuchs).

Como em toda cirurgia oftalmológica, a FMABC realiza diversos exames antes do procedimento, entre os quais de pressão ocular, alterações retinianas e do nervo óptico. A cirurgia geralmente é feita com anestesia local ou, em situações especiais, com anestesia geral, para diminuir eventuais complicações durante o ato.

Os pacientes candidatos aos serviços devem passar em consulta no Ambulatório de Especialidades da FMABC, na Av. Príncipe de Gales, 821, em Santo André ou agendar pelo telefone (11) 4993-5400.

Congresso Científico: Para comemorar o Dia do Oftalmologista em 7 de maio, a disciplina de Oftalmologia da Medicina ABC promoverá confraternização na véspera, dia 6, a partir das 16h, com Roda de Samba e abertura de inscrições para o tradicional Congresso Científico da especialidade que ocorre no final do ano. Neste 19º ano consecutivo, o evento está agendado para 11 a 18 de dezembro em Itaparica, Bahia, no ClubMed. As inscrições serão feitas on-line.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6239 dias no ar.