NOTÍCIA ANTERIOR
Empresa de Curitiba gerenciará transportes em Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Obras no Jardim Oratório beneficiam 2 mil famílias
DATA DA PUBLICAÇÃO 06/03/2010 | Cidade
Oficina de Trabalho Decente divulga índice de Mauá
Confira quais serão os próximos encontros

A oficina Trabalho Decente, que antecede a Conferência de mesmo nome, foi realizada em Mauá nesta sexta-feira (05/03) com ênfase para os problemas sociais do município. Cada cidade da Região fará o levantamento de dados, que serão expostos nas oficinas semanais.

Os índices apresentados mostraram que a renda per capita de Mauá, baseada no salário mínimo, é de 1,82. Já no Estado de São Paulo, a renda é de 2,92. Na classificação, Mauá está entre os municípios com níveis de riqueza elevados, mas não exibem bons indicadores sociais. É o caso das condições de vida da população da cidade. Um total de 7,45% da população têm renda per capita de até um quarto do salário mínimo. Já aqueles que vivem com meio salário somam 14,85%.

Os responsáveis pelos domicílios sem rendimentos chegam a 14,2%. “Temos de estudar o trabalho decente na cidade para que esses níveis não sejam elevados. Pelo contrário, que melhorem as condições de vida da população”, falou o secretário de Trabalho e Renda de Mauá e coordenador do GT Trabalho e Renda do Consórcio Intermunicipal, Edilson de Paula.

A estimativa de famílias carentes (pobreza e extrema pobreza – metade e um quarto do salário mínimo) na cidade é de 40.599. As famílias registradas no cadastro único para programas sociais do governo federal chegam a 23.883.

A assessoria de Políticas Públicas e Sociais do Sindicato dos Químicos, organizadora do evento, apresentou dados de trabalho e renda. Os trabalhadores com carteira assinada em Mauá são 58,5 mil. Já o número de desempregados chega a 19,7 mil e os trabalhadores informais ocupam o maior espaço no município: 94,5 mil pessoas.

Na discussão que reuniu cerca de 50 representantes de instituições tripartites foram escolhidos quatro eixos para levarem à conferência: trabalho e renda, proteção social, igualdade e oportunidade e tratamento e diálogo social.

O presidente da Acata (Associação dos Catadores de Mauá), Armando Octaviano Júnior, esteve presente e disse que sofre preconceito da sociedade pelo trabalho. “Espero que essa conferência possa trazer mais respeito aos trabalhadores, além de a OIT (Organização Internacional do Trabalho) regularizar a nossa profissão”, finalizou.

Confira as datas dos próximos encontros *

16/03 – São Bernardo

23/03 – São Caetano

29/03 – Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires

09/03 - Santo André

13/03 - Diadema

*Os locais ainda não estão confirmados, mas todas as oficinas serão das 14h às 16h.

Por Deise Cavignato - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.