NOTÍCIA ANTERIOR
Governo lança edital para bolsas de estudo no exterior
PRÓXIMA NOTÍCIA
Férias escolares não precisam estar na lei da Copa, diz Haddad
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/12/2011 | Educação
Oficina de Reciclagem da FUABC ensina adolescentes em tratamento
Com oito pacientes adolescentes atuando como oficineiros e três colaboradoras, a Oficina de Reciclagem da Fundação do ABC vai de vento em popa. O espaço criado em março deste ano funciona no campus da Faculdade de Medicina do ABC e transforma materiais reaproveitáveis em artesanato. Além da contribuição ao meio ambiente, a iniciativa favorece a saúde de pacientes atendidos no Instituto de Hebiatria da FMABC, que participam dos trabalhos e são beneficiados pela interação com outros jovens e aprendizado de atividades artesanais.


Das mãos desses artistas já saíram relógios de parede e porta-retratos feitos com papelão e filtro de café usado, bandejas e porta-guardanapos fabricados a partir de revistas velhas, jogo americano de papelão e tecido, embalagens de presentes e laços com papel reciclado, entre outros itens. “O primeiro trabalho da oficina foram porta-copos de jornais reaproveitados, com os quais presenteamos todos os conselheiros da Fundação do ABC em 2010. Também fizemos ‘kits plantio’ com 4 vasinhos com terra, 4 mudas e avental com a logomarca da Fundação, entregues como presente de final de ano. Já neste ano os gestores receberão porta-retratos feito com materiais reciclados, que já serão entregues com fotos de suas famílias”, adianta a coordenadora da Oficina de Reciclagem da FUABC, Juliana Pinesi Russo, que trabalha no local auxiliada pelas artistas Cristiane Passaretti e Célia Cristina Campanaro.

Desarmamento infantil: A atividade mais recente na Oficina de Reciclagem está ligada à campanha de desarmamento infantil organizada pela Fundação do ABC junto a quase 900 crianças da Educação Infantil dos colégios Unidade Jardim e Stoquinho, os dois em Santo André. A FUABC recolheu mais de 240 armas de brinquedo em abril, em ação que contou com orientação, distribuição de folhetos explicativos, bate-papo com os pequenos e atuação de alunos da Medicina ABC vestidos de palhaços – todos membros da ONG Sorrir é Viver.

As armas de brinquedo foram levadas em 3 de maio à cooperativa de catadores de lixo Reciclângela, no Jardim Angela, em São Paulo. O material plástico retornou à FUABC moído e dará origem a três quadros: “Reunimos o plástico triturado em uma base de madeira e agregamos pedras brancas de aquário. A partir desses materiais criamos mosaico com o desenho de uma pomba estilizada simbolizando a paz”, detalha a responsável pela produção do quadros, Cristiane Passaretti, que iniciou na Oficina somente em outubro, após 3 anos de especialização em mosaico na Itália.

Um dos quadros ficará na própria sede da Fundação do ABC. Os outros dois serão entregues às diretoras dos colégios Unidade Jardim e Stoquinho na próxima reunião de curadoria da Fundação do ABC, em 15 de dezembro.

Por Informações à Imprensa com Eduardo Nascimento - Comunicação Fundação do ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.