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DATA DA PUBLICAÇÃO 23/08/2013 | Setecidades
Obras feitas pela Sabesp atrapalham ciclofaixa em avenida de São Bernardo
Obras feitas pela Sabesp atrapalham ciclofaixa em avenida de São Bernardo Ciclistas que utilizam a ciclofaixa têm de se arriscar junto aos veículos ou dividir o espaço com os pedestres na calçada Foto: Edimilson Magalhães
Ciclistas que utilizam a ciclofaixa têm de se arriscar junto aos veículos ou dividir o espaço com os pedestres na calçada Foto: Edimilson Magalhães
Ciclofaixa da Café Filho fica prejudicada com canteiro do Projeto Tietê; obras se estendem até junho de 2014

Os ciclistas que utilizam a ciclofaixa da avenida Presidente João Café Filho, no Jardim Lavínia, em São Bernardo, têm de dividir espaço com quatro canteiros de obras desde junho. A obra faz parte da 3ª Etapa do Projeto Tietê, da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), que constroi um coletor-tronco de esgotos no local.

De acordo com a Sabesp, com a implantação do coletor-tronco Casa Grande, com quatro quilômetros de extensão, o esgoto da região será encaminhado para a Estação de Tratamento de Esgotos ABC. A previsão é de que a obra seja finalizada até junho de 2014. Enquanto isso, os ciclistas que utilizam a ciclofaixa têm de se arriscar junto aos veículos ou dividir o espaço com os pedestres na calçada.

O operador de máquina José Nildo, 56 anos, usa sua bicicleta todos os dias para ir trabalhar. Desde que as obras começaram, sente falta de segurança para trafegar com sua bicicleta na ciclofaixa. “No local onde há canteiro de obras tenho de desviar para perto dos carros, que andam em alta velocidade. É perigoso”, afirmou.

SEGUNDO PLANO

Para o técnico de informática e morador de São Bernardo Victor Franzini, 32, que utiliza a bike todos os dias para trabalhar e ainda participa do projeto BikeAnjos, que auxilia iniciantes a se comportar nas cidades com a bicicleta, situações como essa mostram que os ciclistas ainda estão em segundo plano.

“Obras são necessárias, mas o problema é quando demoram mais do que devem para ficar prontas. Uma das atitudes que deveriam ser tomadas em casos como esse é instalar faixas que orientem os motoristas de que a pista daquela avenida precisa ser compartilhada com os ciclistas”, declarou. Embora as obras sejam sinalizadas, não há avisos adicionais de que bicicletas podem dividir o espaço da pista com o tráfego de automóveis no trecho de obras.

Falta segurança

De acordo com Franzini, a falta de espaços seguros em São Bernardo para os ciclistas também é vista em Santo André, Mauá e Rio Grande da Serra. “São Caetano, Diadema e Ribeirão Pires estão caminhando para melhorar a mobilidade de quem utiliza a bicicleta como meio de transporte, mas ainda falta muito a ser feito. É preciso ter mais investimentos e incentivo para que os moradores troquem os carros pela bicicleta.”

Município planeja a criação de mais ciclofaixas

A ciclofaixa da avenida Presidente João Café Filho, com dois quilômetros de extensão, é a única via do tipo em São Bernardo atualmente. Diferente da ciclofaixa de lazer, a ciclovia permanente funciona como opção de transporte. Até o final do ano, a Prefeitura pretende implantar ciclofaixas em outras três avenidas da cidade: Lauro Gomes (nove quilômetros), Aldino Pinotti (800 metros) e Robert Kennedy (oito quilômetros). O espaço será aberto para uso dos ciclistas somente aos domingos e feriados, das 7h às 16h.

O investimento para a implantação da pista será de R$ 1,1 milhão. São Bernardo será contemplada pelo projeto regional desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal, que atenderá as sete cidades da Região. O mesmo montante está previsto para o custo anual de manutenção, que inclui operação, material, pintura de faixas, monitores, entre outros.

PATROCÍNIO

A implantação e a manutenção do projeto serão subsidiadas por meio de patrocínio, sem custos para as prefeituras. O edital de chamamento público será lançado ainda neste mês de agosto. Os novos projetos viários da cidade preveem a implantação de ciclovias ou ciclofaixas, a exemplo do projeto de construção dos 12 corredores de ônibus e da Linha 18-Bronze do Metrô. Isso significa quase 70 quilômetros de infraestrutura cicloviária na cidade.

São Bernardo ainda possui dois quilômetros e meio de ciclovias, localizadas na avenida Pery Ronchetti (1,7 quilômetro) e na avenida João Firmino (800 metros). Diferentemente das ciclofaixas, a ciclovia possui estrutura física que separa os ciclistas do tráfego local e dos pedestres.

Por Angela de Paula - ABCD Maior
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