NOTÍCIA ANTERIOR
Poupatempo ultrapassou 7 mil atendimentos no ABC
PRÓXIMA NOTÍCIA
Projeto para metrô no ABC avança
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/03/2010 | Setecidades
Obras do Metrô no ABCD podem começar em um ano e meio
Dentro de um ano e meio, se tudo correr bem, podem começar as obras do Metrô Leve, o transporte que vai integrar a Região à malha do Metrô paulistano. A avaliação é do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), que apresentou nesta quarta (10/3) o projeto funcional do trem elevado que cortará São Bernardo e São Caetano.

A integração do Metrô Leve com o Metrô paulistano acontecerá na estação Tamanduateí, que hoje atende a Linha Turquesa da CPTM e receberá em breve a Linha 2-Verde do Metrô da Capital. Além de Marinho, esteve presente na apresentação o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior. Também compareceram à entrevista coletiva o secretário adjunto estadual de Transportes Metropolitanos, João Paulo de Jesus e do diretor de planejamento do Metrô da Capital, Marcos Kassab.

Início das obras - Marinho ressaltou a necessidade de um transporte que integre São Bernardo e São Caetano à Capital e sobre a estimativa de tempo para que as obras saiam do papel."A Prefeitura investiu 1,5 milhão no projeto. Não tem como definir o início das obras. Se tudo correr bem no processo de licitação, especula-se que em um ano e meio as obras possam ser iniciadas". Para Auricchio, o projeto é "um avanço histórico para o ABCD. Ele integra, de fato, a região com o Metrô da capital, algo imprevisto há alguns anos".

João Paulo de Jesus Lopes reiterou o papel do Estado no projeto. "O governo estadual vai repassar 27,6 milhões para a segunda etapa, o estudo. As coisas estão caminhando rapidamente, essa é uma parceria bem sucedida entre estado e municípios", afirmou o secretário adjunto.

Custo - Após a conclusão do projeto funcional, começa a elaboração do projeto básico, que será desenvolvido em conjunto por técnicos das prefeituras de São Caetano, São Bernardo e do governo do Estado. A verba exata para a obra só poderá será definida após a conclusão do projeto.

De acordo com a secretária de Transporte de São Bernardo, Patrícia Veras, apesar de "leve", o projeto é de grande dimensão. "Chama-se Metrô Leve porque a formação da cidade permite uma estrutura mais leve e delgada do que outros metrôs. A linha tem 23 quilômetros de extensão e 18 estações, 300 mil pessoas devem utilizar o serviço todos os dias".

Percurso - Oito trajetos foram estudados para que um fosse eleito. O Metrô Leve sairá da estrada dos Alvarenga, em São Bernardo, e passará de maneira elevada pela avenida Café Filho; avenida Capitão Casa; viaduto sobre a Via Anchieta; Terminal Ferrazópolis; avenida Faria Lima; Paço Municipal de São Bernardo; avenida Pereira Barreto; avenida Aldino Pinotti; avenida Lauro Gomes; avenida Winston Churchill; Fundação Santo André; Faculdade Mauá (já em São Caetano); avenida Guido Aliberti; e Estação Tamanduateí do Metrô, na Capital.

Por Marina Bastos - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.