NOTÍCIA ANTERIOR
Até 320 mil veículos devem ir ao Litoral
PRÓXIMA NOTÍCIA
SP registra 211 km de filas na saída para o feriado
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/07/2013 | Geral
Obras do metrô na Região estão previstas para janeiro de 2014
Obras do metrô na Região estão previstas para janeiro de 2014 Pinheiro, Marinho e Grana estiveram nesta quinta no Palácio dos Bandeirantes. Foto: Wilson Magão/ PMSB
Pinheiro, Marinho e Grana estiveram nesta quinta no Palácio dos Bandeirantes. Foto: Wilson Magão/ PMSB
Governo do Estado lançou nesta quinta-feira consulta pública para o edital

O governo do Estado prevê que as obras da Linha 18 do metrô, que se estenderá da Capital até São Bernardo, passando por São Caetano e Santo André, terão início em janeiro de 2014. Durante o lançamento da consulta pública para o edital, na manhã desta quinta-feira (04/07), o governador Geraldo Alckmin afirmou ainda que o projeto será feito por meio de PPP (Parceria Público- Privada) do início ao fim, inclusive as desapropriações.

O lançamento da consulta pública, que ficará disponível no site do governo por 30 dias, foi feita ao lado do prefeito e presidente do Consórcio Intermunicipal, Luiz Marinho, do prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, do secretário estadual dos Transportes, Jurandir Fernandes, além do prefeito de Santo André, Carlos Grana, e do prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro.

A consulta servirá para que a população tenha acesso às informações que envolvem o contrato da Linha 18, e deixem sugestões, que poderão ser incluídas ou não na minuta que vai para o edital. Após a consulta, o governo abre o edital para a licitação, que ficará disponível por 30 dias também.

O governador, embora reconhecendo o evidente atraso das obras da Linha 18, classificou o projeto como histórico. “O metrô se chama, na verdade, metropolitano, só que nunca saiu da cidade de São Paulo. O ABC será a primeira região pra onde o metrô irá avançar, e isso melhorará muito a ida e vinda da população que circula entre cidades. Será um grande avanço”, disse Alckmin.

O valor total da linha está estimado em R$ 3,5 bilhões, e as obras devem começar em 2014. O projeto é divulgado desde 2008, quando o prefeito Luiz Marinho assumiu a Administração de São Bernardo e elaborou o projeto funcional do traçado.

Na primeira fase, a Linha 18 contará com 14,9 Km de extensão operacional (de um total de 15,7 Km), atendendo São Paulo, São Caetano, Santo André e São Bernardo. Serão 13 estações: Tamanduateí; Goiás; Espaço Cerâmica; Estrada das Lágrimas; Praça Regina Matiello; Instituto Mauá; Afonsina; Fundação Santo André; Winston Churchill; Senador Vergueiro; Baeta Neves; Paço Municipal (São Bernardo) e Djalma Dutra.

Por Carol Scorce - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.