DATA DA PUBLICAÇÃO 25/11/2012 | Geral
Obras do Ferroanel terão início em agosto de 2013
Tramos Norte e Sul serão construídos simultaneamente e devem ser entregues em 2015
As obras do Ferroanel São Paulo devem ser iniciadas em agosto de 2013, de acordo com informação do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que esteve no ABCD na manhã desta sexta-feira (23/11). Em reunião realizada na quinta-feira (22/11), em Brasília, detalhes da construção foram definidos pelo Ministério dos Transportes, juntamente com o governo estadual. O Ferroanel faz parte do pacote lançado em agosto pelo governo federal, que prevê a construção de 10 mil quilômetros de ferrovias, através de PPP (Parcerias Público-Privadas).
“Nesta reunião foi definida a aceleração das obras do Ferroanel Norte e Sul para entrega em 2015. O consenso é de que os trens de carga não podem mais circular pelo Centro de São Paulo. Cada trem tem mais de 1.200 metros de comprimento e atrapalha a circulação dos passageiros”, explicou o governador.
A novidade é que os tramos (trechos) Norte e Sul serão construídos ao mesmo tempo, margeando o Rodoanel. “Com isso, o governo federal terá economia de R$ 1 bilhão. Para que as obras sejam iniciadas no prazo estabelecido, a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) já está enviando todos os estudos relacionados para o Ministério dos Transportes”, afirmou Alckmin.
A ideia é que o Ferroanel de São Paulo desafogue o transporte de passageiros pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Ligações - A estimativa de custos varia entre R$ 2 bilhões e R$ 3 bilhões. O Tramo Norte ligará as estações de Manuel Feio, em Itaquaquecetuba, à região de Perus, ao Norte da Grande São Paulo, conectando à linha da CPTM para Jundiaí. O Tramo Sul integrará o Sul da Região Metropolitana às linhas das empresas de transporte de cargas ferroviárias MRS e ALL, e o traçado seguirá paralelo ao Rodoanel.
O Tramo Noroeste ainda não tem traçado definido. Pelas diretrizes já desenvolvidas, o Ferroanel irá conectar externamente à Região Metropolitana os eixos ferroviários que chegam à Capital. Além de tirar as composições de carga do Centro da Capital, permitirá acesso ao Porto de Santos para escoamento de cargas que vêm de outros Estados.
Pontel não pode ser utilizada pela ferrovia - Um dos entraves da obra do Tramo Sul do Ferroanel é a ponte construída para o Trecho Sul do Rodoanel sobre a represa Billings. O projeto inicial incluía o uso do pontilhão também para o transporte ferroviário, mas a construção não comporta a passagem de trens de carga, de acordo com engenheiros ouvidos pelo ABCD MAIOR.
Para o professor de Engenharia Ambiental e Urbana da UFABC, Humberto de Paiva Júnior, nos trechos em que os dois traçados se aproximam foi previsto o adiantamento de algumas obras para o Ferroanel, como a terraplenagem. “Mas a estrutura da ponte construída sobre a Billings não comporta trens de carga. Se o Ferroanel passar por ali, será preciso construir nova ponte.”
As obras do Ferroanel São Paulo devem ser iniciadas em agosto de 2013, de acordo com informação do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que esteve no ABCD na manhã desta sexta-feira (23/11). Em reunião realizada na quinta-feira (22/11), em Brasília, detalhes da construção foram definidos pelo Ministério dos Transportes, juntamente com o governo estadual. O Ferroanel faz parte do pacote lançado em agosto pelo governo federal, que prevê a construção de 10 mil quilômetros de ferrovias, através de PPP (Parcerias Público-Privadas).
“Nesta reunião foi definida a aceleração das obras do Ferroanel Norte e Sul para entrega em 2015. O consenso é de que os trens de carga não podem mais circular pelo Centro de São Paulo. Cada trem tem mais de 1.200 metros de comprimento e atrapalha a circulação dos passageiros”, explicou o governador.
A novidade é que os tramos (trechos) Norte e Sul serão construídos ao mesmo tempo, margeando o Rodoanel. “Com isso, o governo federal terá economia de R$ 1 bilhão. Para que as obras sejam iniciadas no prazo estabelecido, a Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) já está enviando todos os estudos relacionados para o Ministério dos Transportes”, afirmou Alckmin.
A ideia é que o Ferroanel de São Paulo desafogue o transporte de passageiros pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Ligações - A estimativa de custos varia entre R$ 2 bilhões e R$ 3 bilhões. O Tramo Norte ligará as estações de Manuel Feio, em Itaquaquecetuba, à região de Perus, ao Norte da Grande São Paulo, conectando à linha da CPTM para Jundiaí. O Tramo Sul integrará o Sul da Região Metropolitana às linhas das empresas de transporte de cargas ferroviárias MRS e ALL, e o traçado seguirá paralelo ao Rodoanel.
O Tramo Noroeste ainda não tem traçado definido. Pelas diretrizes já desenvolvidas, o Ferroanel irá conectar externamente à Região Metropolitana os eixos ferroviários que chegam à Capital. Além de tirar as composições de carga do Centro da Capital, permitirá acesso ao Porto de Santos para escoamento de cargas que vêm de outros Estados.
Pontel não pode ser utilizada pela ferrovia - Um dos entraves da obra do Tramo Sul do Ferroanel é a ponte construída para o Trecho Sul do Rodoanel sobre a represa Billings. O projeto inicial incluía o uso do pontilhão também para o transporte ferroviário, mas a construção não comporta a passagem de trens de carga, de acordo com engenheiros ouvidos pelo ABCD MAIOR.
Para o professor de Engenharia Ambiental e Urbana da UFABC, Humberto de Paiva Júnior, nos trechos em que os dois traçados se aproximam foi previsto o adiantamento de algumas obras para o Ferroanel, como a terraplenagem. “Mas a estrutura da ponte construída sobre a Billings não comporta trens de carga. Se o Ferroanel passar por ali, será preciso construir nova ponte.”
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