NOTÍCIA ANTERIOR
Procon já recebeu 5,7 mil queixas sobre telefonia móvel
PRÓXIMA NOTÍCIA
Usina de lixo de São Bernardo avança
DATA DA PUBLICAÇÃO 22/06/2012 | Setecidades
Obras da Sabesp travam o trânsito de São Bernardo
Obras da Sabesp travam o trânsito de São Bernardo Obras tiram a paciência dos motoristas. Foto: Luciano Vicioni
Obras tiram a paciência dos motoristas. Foto: Luciano Vicioni
Intervenções que demoram meses para ser concluídas têm tirado a paciência de motoristas

As obras da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) espalhadas por diversas ruas de São Bernardo têm tirado a paciência dos motoristas e moradores da cidade. Com faixas e até vias inteiras interditadas, o trânsito fica complicado, especialmente nos horários de pico pela manhã e final da tarde. De acordo com a Prefeitura, são 19 obras de rede de água e 27 de coletores-tronco tocadas pela Sabesp na cidade.

Na avenida Brigadeiro Faria Lima, obras da terceira fase do Projeto Tietê, que tem o objetivo de ampliar a coleta e o tratamento de esgotos, interditam parcialmente uma faixa de rolamento sentido Centro-Bairro há cerca de quatro meses. “Todo mundo que passa por aqui tem reclamado muito. O trânsito fica complicado o dia inteiro e os caminhões da Sabesp bloqueiam até mesmo a saída dos veículos das garagens das empresas”, desabafou o instrutor Sandro Campos, 39 anos.

Na autoescola em que Campos trabalha, localizada na rua Frei Gaspar – via totalmente interditada pelos trabalhos, exceto para o trânsito local –, já é possível contabilizar prejuízos. “Fiquei uma semana sem poder tirar a carreta que usamos para as aulas por causa desta obra”, continuou. Na mesma rua, o funcionário de uma oficina mecânica para motocicletas, Leandro dos Santos, 32, também notou a queda no movimento. “Somente quem é cliente e sabe que estamos aqui, aparece”, reclamou.

Sem calçada - O Projeto Tietê mantém obras nas avenidas Maria Servidei Demarchi, João Firmino e Pery Ronchetti. Nesta última, na altura do número 1.694 na faixa sentido Centro-Bairro, os tapumes de um dos canteiros deixam um espaço estreito para a passagem dos veículos, mas os pedestres ali não contam com calçada para seguir em segurança. “Já houve até acidente neste local”, avisou o mecânico Paulo Barros, 50. O trânsito carregado fica ainda pior durante a tarde. O transtorno, de acordo com os moradores, já dura cerca de oito meses.

Intervenções complicam rua no Baeta há dois meses
Na rua Amâncio de Carvalho, no Bairro Baeta Neves, vários canteiros de obras instalados há dois meses transformaram a vida de moradores e motoristas em um verdadeiro inferno. “Aqui é uma via de ligação com Santo André, passam ônibus e caminhões o dia inteiro. As obras são para melhorar o sistema de esgoto, mas é difícil aturar o trânsito caótico. Além disso, o asfalto está cheio de buracos por causa dos constantes vazamentos de água e esgoto, que demoram muito para ser consertados”, relatou o cabeleireiro Manuel Costa e Silva, 39.

Embora reconheça a necessidade e a importância das obras de saneamento, o secretário de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo, Oscar Silveira Campos, reconhece que as intervenções contribuem para complicar ainda mais o trânsito da cidade e reclamou da morosidade na conclusão dos trabalhos.
Em nota, a Sabesp pediu desculpas pelas complicações no trânsito e afirmou que realiza as intervenções prevendo o mínimo de transtornos e sempre com autorização dos órgãos competentes.

Por Angela de Paula - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.