NOTÍCIA ANTERIOR
C4 Pallas tem faróis de xenônio direcionais à venda
PRÓXIMA NOTÍCIA
Fábrica de cidadãos
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/06/2008 | Veículos
Obra resgata saga da equipe Fittipaldi
A fabricante de componentes automotivos Dana vai leiloar, por meio do site http://todaoferta.uol.com.br, os últimos três exemplares do livro Fitti-1 - O Fórmula 1 brasileiro.

A obra, que não foi editada comercialmente, resgata a saga da equipe Fittipaldi e sua aventura pelos mais importantes autódromos do mundo. A renda obtida com o leilão será revertida para o Núcleo de Moda da ONG Projeto Arrastão, de São Paulo, que atende mais de 1.200 crianças e adolescentes diariamente.

Os três livros leiloados, os últimos de uma tiragem única de 1.000 exemplares, estão autografados pelos irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi Jr. e também pelo autor, o jornalista Lemyr Martins. Os interessados podem se cadastrar no site e fazer seus lances hoje e amanhã, a partir das 16h. O lance mínimo para cada livro é de R$ 150.

Publicado com o patrocínio da Dana, em 2005, o livro conta como foi a criação do primeiro carro brasileiro a competir na principal categoria do automobilismo mundial: uma trajetória que envolveu sonhos, empenho, perigo, alegrias, tristezas, vitórias e derrotas. A edição do livro, entregue como presente a clientes e parceiros da Dana, fez parte do projeto de valorização dos ícones brasileiros da mobilidade, na mesma época em que a empresa restaurou os carros FD-01 e FD-04, pilotados pelos irmãos Fittipaldi nos anos 1970.

Com 151 páginas e repleto de fotos, a publicação relata em detalhes todo o processo de reconstituição do FD-01, ou Fitti-1, retratando como os colaboradores da Dana rodaram o mundo atrás de componentes e fragmentos para refazer com autenticidade o quebra-cabeça de 6.000 peças de um Fórmula-1.

Além de narrar a recuperação dos primeiros modelos da equipe Fittipaldi e a reapresentação do Fitti-1 restaurado no autódromo de Interlagos, o autor volta no tempo e desvenda o início da paixão dos irmãos Fittipaldi pelo automobilismo, na época em que, ainda adolescentes, fabricavam volantes esportivos.

Lemyr Martins narra ainda como os jovens Fittipaldi passaram a preparar karts e a criar outros protótipos de sucesso nas pistas brasileiras, como o Fitti-Porsche e o Volks bimotor.

Um dos capítulos do livro relata como Wilson Fittipaldi Jr., decepcionado com as constantes falhas internas da Brabham, equipe pela qual competia na Fórmula 1, em 1973, teve a idéia de construir um F-1 legitimamente brasileiro. A partir desse ponto, o autor narra a trajetória do carro, desde seu projeto por Ricardo Divila, passando pela apresentação ao então presidente Ernesto Geisel, em Brasília, até a estréia no GP da Argentina, em 1975. O livro traz as fichas técnicas dos modelos.

Por Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.