NOTÍCIA ANTERIOR
Área da Chácara Baronesa registra novas ocupações
PRÓXIMA NOTÍCIA
Obra na Vila Luzita tira calçada de pedestres
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/05/2012 | Setecidades
Obra de revitalização está destruindo o Carlos Gomes
Obra de revitalização está destruindo o Carlos Gomes  Prédio está completamente destruído. Foto: Luciano Vicioni
Prédio está completamente destruído. Foto: Luciano Vicioni
Espaço do cine teatro deveria ser restaurado, e não demolido, porque é tombado como patrimônio histórico

Após mais de dois anos fechado por problemas estruturais, o Cine Teatro Carlos Gomes, no Centro de Santo André, está sendo revitalizado desde dezembro de 2011. O prédio, tombado pelo Comdephaapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André) desde 1992, não está recebendo os devidos cuidados em sua restauração. Parte da estrutura foi demolida. A fachada da rua Senador Fláquer, onde se lia o nome do teatro e onde se encontrava a estrela de gesso que era símbolo do cine teatro, foi uma das áreas que vieram abaixo. Também foi removido o forro do teto.

O professor da Faculdade de Educação da USP (Universidade de São Paulo) e ex-integrante do Gipem (Grupo Independente de Pesquisadores da Memória) Marcos Sidnei Pagotto Euzébio acredita que não está sendo seguido o projeto aprovado pelo corpo técnico do Conselho de Patrimônio. “Em dezembro de 2011, ficou decidido que o projeto só seria tocado adiante se o poder público apresentasse a empresa responsável pelo restauro e como seriam as intervenções. Pelo que estou percebendo, isso não foi feito”, disse.

Para José Duda Costa, coordenador do Gipem, o Comdephaapasa não consegue fiscalizar os patrimônios históricos da cidade como deveria. “O poder público sempre muda os membros. Não há como criar vínculo e cobrar as autoridades”, disse.

“Fizemos um novo estudo em conjunto com a Prefeitura. Se eles não estão cumprindo, podem ser denunciados e acionados”, explicou Renato Brancalione, historiador e membro da atual gestão do Comdephaapasa.

Entre os requisitos feitos pelo conselho estão a permanência da estrela de gesso no teto e a boca de cena (arco sobre o palco). “A frente poderia ser demolida, já que será feita nova fachada. Mas alguns pontos não podem ser mexidos”, afirmou Brancalione.

Em nota, a Prefeitura de Santo André informou que a reforma é tocada por empresa que realiza trabalhos em próprios públicos da cidade e, para isso, foi feito contrato de manutenção continuada no valor de R$ 3,5 milhões para troca de cobertura, saguão, palco e camarins.

O primeiro projeto encomendado pela Prefeitura, em 1999, estava orçado em R$ 8 milhões e previa remodelação completa do interior do Carlos Gomes, além da criação de um espaço subterrâneo, a instalação de biblioteca e de duas salas de cinema. O atual projeto prevê somente a restauração do cinema e a criação de uma sala de concertos.

Por Fabiana Chiachiri - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7730 dias no ar.