NOTÍCIA ANTERIOR
Voo MH370 não caiu na área de detecção de sinais acústicos
PRÓXIMA NOTÍCIA
China bloqueia sites em aniversário de massacre na Praça da Paz Celestial
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/06/2014 | Internacional
Obama promete ação para libertar cidadãos dos EUA detidos no mundo
Presidente fez pronunciamento à imprensa na Casa Branca.

Discurso ocorreu após militar americano ser libertado no Afeganistão.


O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou neste sábado (31) que seu país está comprometido a conseguir a libertação dos cidadãos americanos injustamente detidos no mundo, após anunciar o fim do cativeiro do americano detido pelos talibãs no Afeganistão, o sargento Bowe Bergdahl.

"Estamos comprometidos a assegurar a libertação dos cidadãos americanos que estão detidos injustamente no exterior, para que possam se reunir com suas famílias como fará Bowe", disse Obama em uma declaração perante a imprensa no Jardim da Casa Branca, juntos aos pais do militar, Jani e Bob Bergdahl.

Bowe Bergdahl, refém por quase cinco anos dos insurgentes do Taliban no Afeganistão, foi liberado e está agora sob a custódia das forças dos EUA.

O pai do sargento libertado contou que não conseguia definir suas emoções ao receber o telefonema de Obama, mais cedo, para informar a ele e à sua esposa sobre a libertação do filho.

Bob contou que seu filho estava com dificuldades em falar inglês após passar tanto tempo com os talibãs. Ele disse uma frase comum em árabe, repetida pelos muçulmanos antes de fazer um discurso, e algumas poucas palavras que pareciam em pashtum, idioma falado no Afeganistão.

"Em nome de Deus, o mais bondoso, o mais misericordioso", falou Bob Bergdahl em árabe.

"Sou seu pai, Bowe", prosseguiu em inglês, após dizer algumas palavras em pasthum, ao relatar o contato com o filho no púlpito presidencial instalado no Jardim Rosado da Casa Branca.

Obama disse que se sentia orgulhoso das forças americanas no Afeganistão que resgataram Bergdahl e dos diplomatas americanos que ajudaram a negociar sua libertação.

"O sargento Bergdahl perdeu aniversários, feriados e momentos simples com a família e os amigos que todos nós consideramos corriqueiros", disse Obama.

"Mas enquanto Bowe esteve ausente, ele nunca foi esquecido. Seus pais pensavam nele e rezaram por ele todos os dias", acrescentou.

Como parte do acordo para a libertação de Bergdahl, os Estados Unidos entregaram cinco talibãs detidos na instalação militar da Baía de Guantánamo, em Cuba, que permanecem sob a custódia do Catar, disseram autoridades em Washington.

A libertação de Bergdahl vem depois de meses de negociações indiretas entre os EUA e os talibãs, com a intermediação do Catar, disseram autoridades.

Bergdahl está em boas condições e está passando por exames médicos.

Natural de Idaho, ele foi capturado em circunstâncias desconhecidas no leste do Afeganistão por insurgentes em 30 de junho de 2009, cerca de dois meses depois de chegar ao país.

Por G1 - Efe
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.