NOTÍCIA ANTERIOR
Nobel da Paz passa aniversário em prisão na China
PRÓXIMA NOTÍCIA
Aparelho de massagem estrangula mulher na Flórida
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/12/2010 | Internacional
Obama é o homem mais admirado nos EUA pelo terceiro ano consecutivo
Pelo terceiro ano consecutivo, o presidente Barack Obama foi apontado como o homem mais admirado pelos americanos com ampla vantagem, segundo uma pesquisa do jornal USA Today com o instituto de pesquisa Gallup, divulgada nesta segunda-feira (27).

Sua secretária de Estado, Hillary Clinton, foi a mulher mais admirada nos Estados Unidos em 2010: ela mantém a posição durante os últimos nove anos. Já a ex-governadora do Alasca e musa conservadora do movimento Tea Party, Sarah Palin, aparece em segundo lugar na pesquisa, como em 2009.

O jornal USA Today ressalta que, apesar do descontentamento com os rumos da economia e com o cenário político no país, a figura de Obama continua forte. No entanto, recentemente outros rankings mostraram uma queda em sua popularidade, além da derrota do partido do presidente (Democrata) nas últimas eleições legislativas de novembro.

Entre os dez primeiros da lista de admirados estão também os nomes dos ex-presidentes George W. Bush (2º lugar) e Bill Clinton (3º lugar), seguidos pelo do sul-africano Nelson Mandela (4º lugar), do bilionário Bill Gates (5º) e do papa Bento 16 (6º).

Na lista das mulheres, das 11 mais admiradas nove estão ligadas a atividades políticas através do serviço público, ativismo ou apenas por estarem casadas com líderes importantes – caso da primeira-dama Michelle Obama (4º lugar) e a ex-primeira-dama Laura Bush (9º).

Em entrevista ao USA Today, o professor emérito da Wesleyan University, Richard Slotkin, diz que a predominância de nomes de políticos na pesquisa está relacionada com o poder.

- Quando pensamos em importância, pensamos politicamente. Isso é bem claro. Religiosidade vem em segundo plano, além de outros componentes. É quase que um registro de poder.

Mas nem todos têm claros os seus heróis. Cerca de 25% não soube dizer qual era o homem que mais admirava, e 22% não tinham um nome do sexo feminino. Ainda de acordo com a pesquisa, um em cada dez americanos cita um amigo próximo ou parente para a lista.

Veja a lista dos 10 homens mais admirados:

1.
Barack Obama (presidente dos EUA)
2. George W. Bush (ex-presidente)
3. Bill Clinton (ex-presidente)
4. Nelson Mandela (ex-presidente da África do Sul)
5. Bill Gates (dono da Microsoft)
6. Papa Bento 16 (líder da Igreja Católica)
7. Billy Graham (líder batista nos EUA)
8. Jimmy Carter (ex-presidente)

Por R7
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.