NOTÍCIA ANTERIOR
PT vai pagar salário mensal de R$ 13 mil a Lula
PRÓXIMA NOTÍCIA
Maioria absoluta da nova Câmara é contra proposta de descriminalizar o aborto
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/01/2011 | Política
OAB cobra de Dilma indicação do 11º ministro do Supremo Tribunal Federal
O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, enviou nesta quinta-feira (27) correspondência à presidente Dilma Roussef cobrando a nomeação com urgência do 11º ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga aberta desde agosto de 2010 com a aposentadoria do então ministro Eros Grau.

Segundo Ophir, a situação tem causado "inúmeros prejuízos" à Justiça. Ele citou como exemplo as dúvidas quanto à aplicação da Lei da Ficha Limpa, que foi analisada pela Corte no ano passado.

Lula diz que pode deixar para Dilma indicação de ministro para o STF Cotado para STF, Adams permanece na Advocacia-Geral da União STF encerra ano sem definição sobre ficha limpa "Por se tratar da mais alta Corte de Justiça do País, para a qual acorrem demandas de vital importância com vistas à normalidade do estado democrático de Direito, a falta de um ministro, aliada a eventuais ausências de outros, desorganiza o trabalho interno das turmas e representa uma sobrecarga sobre os demais integrantes", afirma Ophir Cavalcante na carta.

Segundo ele, "ao se completar 180 dias de vacância do cargo, reiteramos o pedido a Vossa Excelência, na expectativa de uma solução que permita, o quanto antes, o retorno daquela Corte à normalidade funcional".

Na carta, a OAB pede a nomeação de um jurista. "Por certo, a indicação do novo membro não é tarefa fácil e, no particular, a Ordem dos Advogados do Brasil pede que essa indicação recaia sobre um jurista que honre as letras jurídicas e represente os anseios de toda a sociedade brasileira, por se tratar de um cargo que pertence à Nação".

Indicação
O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) lançou nesta quinta-feira o nome do juiz Márlon Jacinto Reis à vaga de ministro do STF. O MCCE afirmou que a indicação do juiz Márlon "é uma causa que deve mobilizar toda a sociedade brasileira, demonstrando o verdadeiro poder da democracia participativa no Brasil". Segundo o MCCE, o juiz Márlon "sempre teve participação ativa e essencial" em todas as ações desenvolvidas por organizações da sociedade civil.

De acordo com o MCCE, o juiz Márlon Reis é autor de livros e diversos artigos científicos, é coordenador e professor de programas de pós-graduação nas áreas de Direitos Humanos e Direito Eleitoral, além de possuir Diploma de Estudos Avançados em Sociologia Jurídica e Instituições Políticas pela Universidade de Zaragoza, Espanha, onde está concluído tese doutoral.

Por G1, em Brasília
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.