NOTÍCIA ANTERIOR
Concurso para professor em São Paulo ainda não tem data
PRÓXIMA NOTÍCIA
Escolas estaduais de São Paulo retomam aulas nesta segunda-feira
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/02/2009 | Educação
OAB aplica prova da segunda fase neste domingo em São Paulo
A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional SP realiza neste domingo (15) a segunda fase do seu último exame em nível estadual. No total, 11.063 participam da prova.

O número representa 48,97% dos bacharéis que realizaram a primeira fase do Exame, no dia 11 de janeiro. Duas questões da fase inicial, de múltipla escolha, foram anuladas.

Segundo a Comissão de Estágio e Exame de Ordem o conteúdo das provas e o gabarito só devem estar disponíveis entre quarta (18) e quinta (19) e a data de divulgação do resultado está prevista para 13 de março, após as 18h, no site da OAB-SP.

A segunda fase do Exame de Ordem, que vale dez pontos, compreende uma prova prático-profissional dividida em duas partes:

a) redação de peça profissional, privativa de advogado;

b) cinco questões práticas, sob a forma de situações-problema.

Tanto a peça profissional como as questões práticas versam sobre a área do direito escolhida pelo candidato na ficha de inscrição. No caso, o bacharel teve que optar por uma das grandes quatro áreas do direito: civil, penal, trabalhista ou tributário. Na capital, 1.681 candidatos optaram por direito penal, 1.342 por direito do trabalho, 648 por direito tributário e 532 por direito civil.

A redação da peça profissional terá o valor máximo de cinco pontos e cada questão prática terá o valor máximo de um ponto. Será aprovado o candidato que obtiver nota final igual ou superior a seis.

Orientações

A prova terá a duração de cinco horas, com permanência mínima exigida do candidato de duas horas e trinta minutos.

Será permitido consultar a legislação, livros de doutrina e repertório de jurisprudência. Será vedado, no entanto, a utilização de sinopses e roteiros de peças jurídicas, dicionários jurídicos e obras que contenham formulários e roteiros de peças jurídicas, além de questões sob a forma de perguntas e respostas, modelos e anotações pessoais, apostilas _mesmo editadas sob a forma de livro_ e outras publicações sobre concurso de Exame de Ordem.

Também nessa fase, estão proibidas agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, bips, walkman ou outro receptor de mensagem, assim como o uso de lápis, lapiseira, borracha e/ou corretivo de qualquer espécie, protetores auriculares, relógios de qualquer espécie, óculos escuros ou qualquer tipo de chapéus ou boné.

Os candidatos podem confirmar seus locais de prova nos sites www.cespe.unb.br e www.oabsp.org.br. Recomenda-se ao candidato comparecer ao local de prova com antecedência mínima de trinta minutos.

O bacharel deve levar consigo um documento de identidade original com foto, caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente e comprovante de pagamento da taxa de inscrição. Somente serão consideradas as respostas transcritas em tinta preta.

Avaliação

Na avaliação da prova prático-profissional, serão considerados o raciocínio jurídico, a fundamentação e sua consistência, a capacidade de interpretação e exposição, a correção gramatical e a técnica profissional demonstrada.

Assim como na primeira fase, cabe recurso à Comissão de Estágio e Exame de Ordem no prazo de três dias úteis, contados a partir da data de divulgação do resultado. Para recorrer da prova prática-profissional, o candidato deverá utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recursos, no site da OAB-SP, e seguir as instruções.

Admitido o recurso, a prova será revista por uma comissão revisora formada por três membros da coordenadoria da Comissão de Estágio e Exame de Ordem, sendo a decisão deles irrecorrível.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.