NOTÍCIA ANTERIOR
Irã felicita o Iraque pela tomada de Mossul e oferece ajuda para reconstrução
PRÓXIMA NOTÍCIA
ONG diz que líder do Estado Islâmico está morto; Pentágono não confirma
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/07/2017 | Internacional
O que você precisa saber antes de se mudar para Portugal
Muitos brasileiros deixam o país para buscar novas oportunidades em outros continentes. Sobretudo em tempos de crise, o êxodo de pessoas para países da Europa e Estados Unidos aumenta. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o número de pessoas vivendo fora do Brasil chegou a 4 milhões. Por ter o mesmo idioma, paisagens belíssimas, serviços públicos de qualidade e facilidades para a compra de passagens, Portugal tem se tornado um dos destinos preferidos para quem quer fazer uma mudança internacional e tentar a vida em outro território.

A educação pública de Portugal é bastante eficiente. O país europeu não possui taxas de analfabetismo e, ao contrário do Brasil, o estudante não precisa gastar uma fortuna em escolas particulares para entrar em uma universidade pública.

No início dos anos 90, muitos imigrantes foram para Portugal em busca de oportunidades na construção civil, atividades domésticas e no setor de serviços. Atualmente, esse cenário mudou e a maioria dos brasileiros vivendo fora possui nível avançado de qualificação.

Geralmente, são estudantes de programas de especialização ou doutorados, funcionários públicos, aposentados, empresários ou descendentes de famílias portuguesas. Segundo dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), no ano de 2014 foram concedidos 6.068 vistos de residência a brasileiros, totalizando cerca de 87 mil imigrantes do Brasil, número que representa mais de 20% dos estrangeiros que vivem legalmente em Portugal.

Portugal não exige visto para entrada de brasileiros no país

Os brasileiros não precisam de visto para entrar em Portugal e podem ficar no país por até 90 dias. Essa regra se aplica para viagens feitas a turismo, negócios, cobertura jornalística etc... Para as demais situações que exijam um tempo maior de permanência ou uma mudança definitiva de país, é necessário que os cidadãos brasileiros providenciem o visto.

O visto deve ser solicitado ainda no Brasil, no consulado português. Quando chegar em Portugal, a pessoa deve procurar o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e dar entrada na autorização de residência. Os vistos mais comuns são:

Visto de Estudo
Visto de Trabalho
Visto de Empreendedor
Visto de Rendas Próprias (aposentados)
Golden Visa (compra de imóvel)

No desembarque em Portugal, os viajantes que vão ficar por um período inferior a 90 dias devem apresentar passaporte com validade superior a seis meses, bilhete de passagem de ida e volta, comprovante do local de estadia, documento que comprove vínculo laboral com o Brasil, comprovantes de ganhos financeiros para suprir as necessidades no país.

Apesar das facilidades e boas oportunidades, morar em Portugal exige certa adaptação e novos hábitos por se tratar de uma cultura diferente. É importante buscar informações sobre o seu destino, providenciar com antecedência toda a documentação necessária e pensar na logística da mudança.

Atualmente existem empresas especializadas na realização de mudanças internacionais. É o caso da empresa G Inter, que oferece assessoria completa para pessoas físicas e jurídicas que estão deixando o Brasil. São empresas que não fazem somente o transporte de pertences, mas também auxiliam em toda a logística no país de destino e até questões burocráticas, como documentação necessária.

Por ginter
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6328 dias no ar.