NOTÍCIA ANTERIOR
Vectra GT chega no fim do mês
PRÓXIMA NOTÍCIA
Salão de Frankfurt abre as portas
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/09/2007 | Veículos
O que é e para que serve o biodiesel?
Apontado como o combustível do futuro e obrigatório nos postos de abastecimento a partir de janeiro do ano que vem, o biodiesel ainda é um produto bastante desconhecido por grande parte da população.

Classificado como biocombustível, o biodiesel é um óleo vegetal sem glicerina, produzido a partir de matéria-prima oleaginosa e renovável, ou seja, ele pode ser obtido a partir de algodão, amendoim, dendê, girassol, mamona, soja e até mesmo de gordura animal.

O biodiesel é produzido por meio de um processo que se chama transesterificação, que consiste na separação da glicerina do óleo vegetal.

A glicerina torna o óleo mais denso e viscoso. Durante o processo de transesterificação, a glicerina é removida do óleo vegetal, fazendo com que o óleo tenha uma densidade mais fina, reduzindo sua viscosidade.

A partir de janeiro do ano que vem, será obrigatória por lei a adição de 2% de biodisel ao diesel comum (mistura chamada de B2) nos postos. Já em 2013, essa porcentagem passará a ser de 5% (denominada B5).

O motor a diesel não sofre quaisquer alterações para receber este tipo de combustível. Sua principal vantagem é reduzir as emissões de gases que contribuem para o efeito estufa, a liberação de enxofre e de fumaça preta. Produzido em escala industrial, também representa economia na utilização e importação de petróleo.

A maior parte dos estudos de biodiesel no País é direcionado à utilização em caminhões, já que somente veículos com mais de uma tonelada de carga ou utilitários com tração 4x4 e reduzida são comercializados com este combustível no mercado brasileiro.

A Ford começou a desenvolver estudos com biodiesel em seus caminhões em 2005, com a mistura B2. Hoje em dia, a mistura B5 já está sendo avaliada neste tipo de veículo.

“A diferença na porcentagem e na matéria-prima do biodiesel provoca reações diversas nos componentes do motor”, explica Aguinaldo Pereira, supervisor de PowerTrain da Ford.

Isso porque o biodiesel possui um nível de acidez mais alto quando comparado com o álcool. “Até a mistura de 5% de biodisel, não há uma diferença considerável no desempenho do caminhão”, avalia o engenheiro Strauss Rossi, também da Ford.

“Para se ter uma idéia, alguns frotistas já estão desenvolvendo seu próprio biodiesel a partir da gordura de boi. A mistura pode chegar até 50%”, conta.

O grupo francês PSA Peugeot Citroën, por sua vez, possui uma parceria com o Ladetel (Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologias Limpas) da USP para realizar avaliações em carros de passeio do grupo com 30% de biodiesel de soja e 70% de diesel.

Durante os testes, os modelos Citroën Xsara Picasso e Peugeot 206 percorreram mais de 180 mil quilômetros com a mistura. Os motores a disel não sofreram quaisquer alterações para receber o novo combustível.

Atualmente, estão sendo avaliados outros tipos de misturas, com soja, mamona e palma, além da mistura de 5% de biodiesel e 95% de diesel comum em transporte de carga e de alunos.

Segundo Gian Marques, engenheiro da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade), o biodiesel também apresenta desvantagens em relação ao diesel comum.

“O produto libera uma maior quantidade de óxido de nitrogênio e consome mais em comparação ao diesel comum. Se a mistura for mais alta que 5%, também diminui a durabilidade dos componentes do veículo por ser um líqüido mais ácido”.

Até 2011, a Petrobras pretende produzir 855 milhões de litros de biodiesel. A empresa possui três usinas, localizadas em Candeias (BA), Montes Claros (MG) e Quixadá (CE), que fabricam, juntas, 171 milhões de litro do líqüido ao ano.

Por Anelisa Lopes - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.